A LINGUAGEM: COMUNICAÇÃO HUMANA

Como ato humano carregado de significados, a linguagem liga os indivíduos entre si. Por ela se expressam sentimentos, dores, raciocínios e ideias, esperanças, desejos; por ela a alma se expressa e se mostra pela arte, sinais e signos. Ela, é pela sua alta complexidade o grande milagre que fez passar o ser animal do homem ao ser social consciente e civilizado que ele quer se tornar sempre e sempre.

O homem não vive sem comunicar-se. A linguagem para ele é o meio mais eficaz de conquistar o saber, seja através da escrita, seja das expressões corporais mudas, na dança, na música, na mímica, expressões faciais, na gestualidade de um corpo que pode falar sem boca, e que traz na boca o poder em forma de palavra, de verbo, de desejo e paixão.

Deve ficar claro, por isto, que a linguagem não precisa ser somente linguagem falada, mas também a linguagem visual. Dentro da escrita, pode ser verbal e não verbal.

Quem bem se utiliza da comunicação, quem se expressa bem em seus pensamentos é bem visto, quem sabe falar com desenvoltura consegue o emprego melhor. Se a comunicação que tal pessoa passa é boa ela é melhor aceita no meio em que deseja ingressar, quem modera e articula bem suas palavras é considerado inteligente, perspicaz, sábio.

A linguagem torna-se, assim, o elemento essencial para caracterizar o homem. Que é o homem? E respondem: É o ser que tem linguagem que se comunica pela palavra, que interpreta os sinais, além de criá-los sem o estrito auxílio do instinto.

Toda comunicação é metódica, objetiva, pois tem um objetivo em vista no sentido mais íntimo: expressar o interior do homem. Quais são os elementos essenciais da comunicação?

Os essenciais elementos da comunicação devem ser respeitados: quem se comunica é alvo e sujeito da própria comunicação; todo aquele que pergunta quer resposta. Esse é o emissor, também chamado de codificador, pois é ele quem cria os sinais que serão depois traduzidos/ interpretados.

Preocupação dentro da comunicação é também de quem está do outro lado da linha comunicativa: o destinatário. A informação pode ser muito boa, mas se não for direcionada ao público certo, de nada adiantará o esforço. Esse é receptor, pois é ele quem decodifica os sinais linguísticos enviados pelo transmissor/ emissor.

O meio mais eficaz é também essencial para a comunicação. Esse é o canal. O conteúdo da comunicação é chamado de mensagem: são os símbolos, sinais e signos.

A procura de uma linguagem purificada, limpa, clara, coesa e verdadeiramente honesta é o ideal da boa comunicação para o bom convívio social. O ruído, a má articulação, inibição, má dicção, timidez devem ser evitados. É claro que as traves que impedem a boa linguagem podem ser de caráter médico, mas em sua maioria podem ser trabalhadas com uma boa dose de psicologia e fonoaudiologia.

Vale lembrar: aquele que fala bem tem maior chance de escrever bem. Quem escreve bem, fala melhor. Quem mais se comunica interpreta melhor. A recíproca também é verdadeira.