"VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA"

Os movimentos sociais são manifestações públicas que visam atingir a melhoria no cenario politico, econômico, social e representam também a indignação popular da sociedade em que se vive. Tais movimentos fizeram parte da história em escala mundial, inclusive hoje, têm tido uma repercussão cada vez mais relevante, demonstrando de fato, a força pública e a possibilidade de mudança por um governo mais justo e transparente.

Historicamente, o passado brasileiro possuiu um legado histórico permeado por muitas revoltas que visavam areestabelecer o bem comum ou atingir uma causa social necessaria. A conjuração baiana de 1798, foi um exemplo de revolta popular que visava melhores condições de vida e inclusive a abolição da escravatura. Todavia, a sociedade não foi sempre engajada e participativa aos acontecimentos sociais da época, sendo alheia a diversos acontecimentos como a Independência de 1822 e a implantação da República em 1889. Tanto é que o escritor pré-modernista, Lima Barreto, escreveu: "O Brasil não tem povo, tem público."

Contudo, essa realidade tem se modificado aos poucos e a atuação pública ganhou força por intermédio dos movimentos sociais e gerou grandes mudanças no cenário atual. A própria Constituição de 1988, afirma que a população tem o direito de se manifestar pacificamente. E, aliando teoria à prática, recentemente a população brasileira se uniu e saiu às ruas para se manifestar diante o aumento da passagem do transporte público.

Mas, em muitos casos, as manifestações não ocorrem apenas de forma pacífica, uma vez que a destruição de órgãos públicos compõe muitos movimentos sociais no brasil. E não é pela violência que um movimento obtém resultados, um exemplo foi a Primavera Árabe que ocorreu em alguns países do Oriente Médio e conseguiu inclusive depor o ditador Egípcio. Dessa maneira, a transparência e seriedade em uma manifestação consegue resultados extremamente benéficos.

Logo, os movimentos sociais são de extrema importância pois reforçam a atuação pública e modificam a realidade que muito indigna as pessoas. Por isso, é preciso que haja união, seriedade e acima de tudo, a consciência do voto, que assume uma capacidade transformadora. Desse modo é bem aplicável um verso do hino nacional brasileiro: "Verás que um filho teu não foge à luta", pois simboliza de fato, o exercimento de uma verdadeira democracia pela atuação de um povo que deseja e luta por um país mais digno e justo.

Sweet Shadow
Enviado por Sweet Shadow em 28/06/2013
Código do texto: T4362995
Classificação de conteúdo: seguro