AULA PRÁTICA
Associando Teoria com Aplicação Prática
“A Teoria deve caminhar junto com a Prática, assim teremos aulas  significativas e interessantes, proporcionando ao aluno a construção do seu conhecimento
1.1- TÍTULO DA AULA PRÁTICA:  Autobiografia             
1.2- NÍVEL: (   ) Educação Infantil (  + )  Ensino Fundamental  (  ) Ensino Médio            
1.3- DATA- 10, 12, E 13 de Junho
  COMPONENTE CURRICULAR                      CONTEÚDO ESPECÍFICO
 
LÍNGUA PORTUGUESA                              
                                                                         
 
 
Identificar o que é uma biografia e uma
 
autobiografia.
PRODUÇÃO DE TEXTO                                                                                                               
 
Relacionar  informações que identifiquem
                                                                          uma pessoa.
                                                                          
Descrição e produção textual
  Pesquisas biográficas de grandes autores.
 
                                                                                                                                         
1.5- PROFESSORA -  Márcia Mirene Dias Felipe
1.6- TURMA - Alunos do 7º e 8º anos - Matutino                                                      
1.7-UNIDADE ESCOLAR- Escola Municipal Vinícius de Aquino Ramos
1.8- DIRETORA: Sulene Alves
1.9- COORDENADORAS: Vera Lúcia  e Denise
2- OBJETIVOS
2.1- OBJETIVOS DA AULA PRÁTICA:
Essa aula teve como objetivo levar os alunos a refletirem sobre o que uma biografia e como se elabora uma biografia. Assim, tiveram que fazer um resgate de suas  memórias e identificar  elementos fundamentais para elaborarem suas autobiografias.
3- METODOLOGIA= (O QUE É E COMO FOI FEITO)
10/06/2008: Iniciamos o trabalho fazendo pesquisas biográficas de alguns escritores consagrados     da Literatura Brasileira como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, e Monteiro Lobato.
Após realizar as leituras das biografias dos autores citados fizemos a diferenciação entre biografia e autobiografia.
12/06/2008: Essa aula foi utilizada para tirarmos as fotos dos alunos para ilustrar as autobiografias.  Todos os alunos foram fotografados nas dependências da escola na sala de aula e sala dos professores.
13/06/2008: Fizemos a leitura coletiva de algumas biografias e autobiografias que consta no livro de Língua Portuguesa adotado. Após a leitura, cada aluno elaborou sua autobiografia. Antes disso selecionamos algumas informações necessárias, deixando os alunos livres para acrescentarem as informações pessoais que julgassem necessárias. Propus então montar um pequeno livro com as autobiografias de todos os alunos da sala.
3.1- INSTRUMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS PELOS ALUNOS E PROFESSORES. PARA REALIZAÇÃO DA PROPOSTA
Todas as atividades foram realizadas em sala de aula, não tendo portanto necessidade de aula extra- classe.
Máquina fotográfica digital.
Caderno, lápis e borracha.
Computador e impressora HP.
Papel chamex para impressão e confecção do livro.
OBSERVAÇÃO - Para que o objetivo das aulas fosse totalmente um sucesso, os alunos teriam que ter digitado seus próprios textos na sala de informática, porém isso não foi possível, uma vez que a sala de aula ainda não está preparada para realizar esse tipo de atividade com um número maior de alunos. Por isso, eu, professora Márcia Mirene, digitei todos os textos em casa, imprimi e em sala de aula montamos o livro de biografia das turmas. Segue abaixo algumas biografias como evidência e apreciação.
3.2-PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES PARA REALIZAÇÃO DA AULA PRÁTICA EM SALA   DE AULA E EXTRA-CLASSE:
Todas as aulas foram ministradas nas dependências da escola, não havendo necessidade de aula extraclasse.
 
3.3- TEMPO DE EXECUÇÃO DA AULA PRÁTICA:             
A) HORAS/AULA EM CLASSE: 06 aulas
B) HORAS/AULA EXTRACLASSE:
4- CONCLUSÕES
4.1- CONCLUSÕES OBTIDAS SOBRE O TEMA  E A AULA PRÁTICA:
Os alunos gostaram de realizar essa atividade. Além de prazerosa, exigiu bastante raciocínio e organização de suas ideias. Afinal de contas após comentar que suas fotos seriam impressas juntamente com seus textos compondo assim um livro, todos se interessaram em fazer o melhor que podiam para agradar ao possível gosto dos exigentes leitores.
4.2-ORIENTAÇÕES E AVALIAÇÃO SOBRE A AULA PRÁTICA
Durante as aulas de produção dos  textos, fui observando quais eram os critérios que os alunos usavam para escrever como,  nomes de familiares, cidades de origem  assim como suas preferências (esportes, música, filme, cor, estilo, prato preferido, etc.) até mesmo seus desejos e sonhos. Achei interessante o fato de alguns alunos acrescentarem ao final de seus textos pensamentos de reflexão, então resolvi escrever naqueles que não haviam escrito.
5- BIBLIOGRAFIA
 Livro adotado do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD/2007- 6º Ano
Livros de Literatura do Ensino Médio
Revista Nova Escola
WEB
 
 
EVIDÊNCIAS
 
 
 
 
 
AUTOBIOGRAFIA
 
Eu,  Andessa  Fleuri  Nunes da silva, nasci em Itumbiara, no dia dez de novembro de hum mil  novecentos  e noventa e cinco.     
Tenho doze anos.
 Sou filha de Francisco Fleuri Nunes  Rosa e Eleuza Severino da Silva  Nunes.
Moro com meus pais e meus quatro irmãos: Vívia, Rayla, Alex e André.
Tenho muitas amigas, gosto de  conversar  com elas apesar de  algumas  vezes me tirarem do sério.
 Também curto todo tipo de música Para mim, música boa é aquela que tem conteúdo , história.
Adoro assistir filme de ação e comédia.
 A comida que mais gosto é salpicão com galinhada.
Não tenho uma cor preferida, para mim qualquer cor é perfeita, isto é , se ela está dentro dos padrões da moda  para mim está bom.
Moro na rua Dimas Simões, no bairro Parque dos Buritis em Itumbiara, Goiás.
Estudo na Escola Municipal Vinícius de Aquino Ramos. Faço o 8° Ano.
 Gosto de garotos honestos e gentis, de preferência morenos.
 
FRASE PARA REFLEXÃO- Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia. Pois o triunfo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante.   (Charles Chaplin)
 
 
 
 
 
AUTOBIOGRAFIA
 
Meu nome?  Gabriela
Cleitiana Fontes. Nasci  em Itumbiara, no  Hospital Santa Maria no dia aos vinte e oito de novembro de  hum mil novecentos e noventa e  cinco. Minha mãe se chama
Ednalva Rosa da silva e meu pai Nelson Fontes da Silva. Tenho um  irmão lindo e maravilhoso que se chama Glendo Fontes.
Sou rodeada por pessoas da minha família e amigos que amo muito, se fosse citar todos o nomes não caberiam nessa folha.
Agora vou escrever algumas de minhas preferências. As minhas cores preferidas são o rosa e o preto.
Gosto muito de sair com minhas amigas para conversar e nos divertir.
Meus filmes preferidos são dos gêneros  romance, comédia e terror.
Gosto de ouvir músicas dos ritmos fank,  forró , pagode, sertanejo, e
 românticas internacional. Se alguém quiser me agradar é só cantar um trecho da
música  200 KM POR HORA de Racyne e Rafael.
Sou uma pessoa feliz, a primeira coisa que aprendi a fazer na vida foi sorrir,
quem me conhecer, logo de cara irá perceber. Adoro ver as pessoas sorrindo pois
acredito que se estão sorrindo é porque estão felizes.
 
 FRASE PARA REFLEXÃO- Viver é expressar todos os dias um sorriso de
 calma. É se apresentar nesse pequenino palco que é aTerra. É buscar do público
 fiel (sua alma) aplausos por estar vivo. Atue com perseverança, se arrisque, ame,
viva, pois somos o produto de nossas ações e de nosso comportamento.(Conte)
 
 
AUTOBIOGRAFIA

Eu me chamo Gilson Gildo Lopes Junior. Nasci  em Itumbiara,
 Goiás, no Hospital São Marcos no  dia doze de janeiro de hum mil novecentos e noventa e cinco. Minha mãe se chama na 
 Rosa Ferreira e meu pai Gilson Gildo Lopes.
Tenho treze anos. minha irmã se chama Mikaelle  Ferreira Lopes.
Gosto de sair de casa para passear e praticar  esporte. Vou participar dos jogos da Olimpíada  Estudantil  deste ano jogando futebol na equipe da minha escola .mas meu esporte preferido que pratico diariamente é a capoeira. Neste esporte , já estou treinando a três anos.
Gosto de filmes de ação como “Os Bad Boys II,” e comédias como ”As Brânquelas”.
Meu prato preferido é arroz com carne moída feitos na hora. Minhas cores prediletas são, azul e o preto.
Admiro pessoas inteligentes que me respeitam e respeitam os outros ,pessoas que estão sempre sorrindo e que me façam sorrir, mas descarto pessoas azedas falsas e ignorantes.
Até hoje nunca curti um namoro sério, é um rolo aqui, outro ali, mas acredito que um dia irei encontrar a pessoa certa, aí vai ser legal.
Tenho grandes sonhos para realizar, mas os mais importantes são, terminar meus estudos, arranjar um trabalho para me sustentar sozinho.
Hoje o lugar que mais gosto de ir é na escola para estudar e ver meus amigos. Estou cursando o 8º Ano, estudo na Escola Municipal Vinícius de Aquino Ramos, situada no bairro Parque dos Buritis.
Atualmente moro na Avenida Nove de Julho. Os animais que mais gosto são os cavalos, porque são exóticos. Até hoje viajei pouco, conheci poucos lugares, mas um dos poucos que conheci e gostei muito foi o Clube D`Roma em Caldas Novas, aqui mesmo em Goiás.  Gosto de frases que falem sobre respeito como esta abaixo.
 
FRASE PARA REFLEXÃO- Duas coisas povoam a mente com admiração e respeito sempre novos e crescentes, céu estrelado por cima e a lei moral dentro de nós. ( Immanuel Kant)
 
AUTOBIOGRAFIA
 

 Meu nome é Maria Fabrícia da S. Honorato. Nasci no dia vinte e nove de julho de hum mil novecentos e noventa e cinco, na cidade de Aurora, no estado do Ceará.
Sou filha de Gemerson Cordeiro Honorato , servente, e Maria do Socorro Moreira da Silva , balconista. Meus pais moram no Ceará e eu moro com minha bisavó. Tenho três irmãos, Maria Flaviana, Flávia e Flávio.
Meus primeiros passos foram dados na cidade de Aurora-CE.
Sou estudante, tenho treze anos e estudo na Escola Municipal Vinícius de Aquino Ramos. Faço o 7º Ano. Participei de dois programas na minha escola, o PROERD e o Achievement, quando estudava no sexto ano.
Gosto de assistir televisão, meus programas preferidos são os filmes e as novelas. Os esportes que curto são  randeboll, queimada e andar de bicicleta.
 
FRASE PARA REFLEXÃO – Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.(Cecília Meireles)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 AUTOBIOGRAFIA
 
 
Sou Nthália Rastrello Dias. Nasci no dia dezessete de dezembro de hum mil novecentos  e noventa e cinco, no Hospital Municipal em Itumbiara, Goiás. Sou filha de Márcia Rastrello Dias e Edmar Dias Soares. Sou estudante do 7º Ano da Escola Municipal Vinícius de Aquino Ramos.
Tenho doze anos e moro no bairro Parque dos Buritis. Tenho mais dois irmãos, Raphael Rastrello Dias,14 anos, e Thalita Rastrello Dias,de 7 anos.
Sou uma pessoa divertida, gosto de brincar, sair    para lugares diferentes e conversar com meus amigos.     Minhas preferências são:
        Filme-comédia, ação, terror e suspense.
Música-funk,rip-rop,rap, eletrônica, axé, internacional e romântica.
Brincadeiras-piqui-pegue,  roubar latinha e piqui esconde.
Esporte- handeboll, queimada, basquete e futebol.
Cores- preto, branco, roxo e vermelho.
Minhas amigas- Gabiela, Thaynara ,Juliana, Franciele, Marcela, Lílian e Thayná.
Gosto de dançar e viver a vida.
 
FRASE PARA REFLEXÃO- O grande homem é aquele que não perde o coração de criança. (Mêncio)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
AUTOBIOGRAFIA
 
Sou Bruno Marcos Fernandes Lopes. Nasci no ano de  hum mil novecentos e noventa e cinco, no  Hospital de Atendimento Auxiliar, numa quinta- feira, às sete horas, na cidade de Uberlândia.
 Tenho treze anos e curso o 7º Ano na Escola Municipal Vinícius de Aquino Ramos.
Sou filho de Rosaine Lopes de Faria e Antônio Marcos Fernandes de Oliveira. Tenho sete irmãos, sendo três mulheres e quatro homens que me dão a maior força.
 Meu grande sonho é ser jogador de futebol, por isso treino quase todos os dias. Frequento a escolinha de futebol do Souza. Ele também me dá o maior apoio. Está sempre me incentivando e me orientando. Todas as pessoas que me veem jogar ficam admirados  com meu desempenho.
Se Deus ajudar e eu sei que Ele quer, ainda vou ter um brilhante futuro como jogador de futebol.
 Sou um garoto que leva uma vida simples.
 Minha cor preferida é azul. Meu prato predileto é feijão com caldo e aquele arroz branquinho com ovo frito por cima.
 Hum!!!!!!!!!!  chega dar água na boca.
 
TERMINO MINHA BIOGRAFIA COM UM CONSELHO.
Nunca desista de seus sonhos. Siga em frente! (Eu, Bruno)
 
 
 

 
Márcia Mirene
Enviado por Márcia Mirene em 31/08/2013
Código do texto: T4460367
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.