ENTRE O DESEJO E A AÇÃO

Redação feita para o período de complementação do curso de pedagogia na FACE ( Faculdade de Ciências Educacionais ) 30-08-2013

Diferenças, dificuldades, déficits.Palavras que ao longo dos anos, em geral os primeiros anos escolares, ouvimos e falamos no que diz respeito à questão de crianças que não conseguem se adequar ao meio escolar. Crianças essas que por não serem "dotadas de capacidade" fogem à normalidade imposta por uma sociedade que se diz inclusiva.

Muitos são os fatores que corroboram para que haja um grande aumento entre as desigualdades, porém contamos, positivamente, com iniciativas inovadoras de práticas inclusivas que amenizam o imenso vale que separa o desejo da ação.

Hoje estamos diante de uma sociedade que grita por igualdade em redes sociais, em praças públicas, em diversas formas de manifestações, em instituições de ensino e silencia diante da assustadora verdade que lhes cega os olhos.

Não é um sonho irrealizável, uma utopia o querer sermos de "primeiro mundo", todavia deveremos ter nossos ideais voltados para esse sonho e nossos braços armados para lutar por uma humanidade igualitária, e é começando pelas bases, pelas escolas regulares, pela maioria marginalizada que construiremos nossos pilares e fortaleceremos nossas raízes.

É partindo das diferenças, das dificuldades e deficiências, que alçaremos vôos para o ápice da cidadania. O "ser diferente" não nos transporta para o lado externo do convívio social, pelo contrário,a troca de valores e quereres entre nós fará nascer o cidadão capacitado e incluso num convívio sadio.

Desta forma a prática educacional está voltada para que a rede de ensino, por meio de cursos de capacitação dos professores, compreenda e abrace o ingresso de "todos" na rede regular, dando-lhes suporte para que as diferenças não sejam superadas e sim compartilhadas.