O papel do psicopedagogo
 
     Para todas as profissões há um direcionamento correto a seguir e papéis pré-estabelecidos. A postura do profissional é sem dúvida alguma de extrema importância para que o trabalho possa ser eficaz e de qualidade.
     A profissão do psicopedagogo é muito interessante porque é um processo contínuo em que se faz necessário modificar o olhar frente a situação de cada sujeito.
     Ao estudar um pouco mais sobre a atuação do profissional da psicopedagogia, é possível entender que todos somos seres aprendentes em algum momento e ensinantes em outro momento.
     Quando a aprendizagem não acontece, nem sempre é porque o sujeito tem preguiça ou não quer aprender e também não é somente rebeldia. O olhar do psicopedagogo tem que ser além do que se vê.
     Cabe ao psicopedagogo  através do diagnóstico e vínculos estabelecidos verificar os motivos dos bloqueios que impedem o processo de aprendizagem e trabalhar para que este se torne algo possível ou encaminhar para outros profissionais se verificar outros problemas que estão além de sua ética profissional.
     A profissão do psicopedagogo é a meu ver, uma profissão linda, repleta de muito trabalho, estudos, concentração, exige motivação, interesse, tendo consciência de que é sempre um novo desafio.
     Todos os profissionais da saúde devem tratar o sujeito que o procura não somente como um paciente, mas como um ser humano em processo contínuo de aprendizagem e em busca de soluções para seus problemas. O olhar precisa ser voltado para além  da dificuldade. Faz-se necessário dinamismo, eficácia e ao mesmo tempo boa vontade e disposição para tornar-se não só um profissional repleto de técnicas, mas uma pessoa realmente capacitada e que vê o outro como um ser humano em processo contínuo de aprendizagem na vida.
PATRICIA PESSOA
Enviado por PATRICIA PESSOA em 15/09/2013
Código do texto: T4482563
Classificação de conteúdo: seguro