Deus e natureza: A potência e as possibilidades

Das possibilidades da linguagem: o ato acontece, a potência surge e a vida da-se início. Deste sentido podemos entender uma criança. E Podemos entender também a potência da substância de Aristóteles, como o movimento que realiza em si mesmo, tentada e tendendo a geração, corrupção. Ou quem sabe podemos conversar sobre a potência coletiva de Espinoza, que no seu ato multiplicativo social do individuo particular, alcança o saber e o define politicamente como "ideal de moral possível e passível de prestação honrosas e louvores ou de outro modo, acarretada em prejuízo em potências individuais que seguem normas universais prontas a serem padronizadas em sistemas falidos pelo julgamento de uma verdade temporária e suspensa às buscas.

E o que por certo vem a ser potência? Senão a força então o que? Aumentar graus seja do natural, intelectivo ou biológico trata de que domínio?

Digo que o tempo e o vento já se cansaram de tantas formulações, pois na sua eternidade, passar trata-se apenas de um ciclo natural e desse modo independe do espaço-tempo que vivemos. Mas como relativizar uma questão com o tempo e o vento estando cercado a todo momento sob suas passagens? Imagino que seja o mesmo que relativizar uma questão entre o Deus e o Homem, a linguagem e a necessidade.