Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Atualmente no Brasil, 30% dos acidentes de trânsito é causado pelo uso de bebidas alcoólicas. O Governo Federal com a intenção de minimizar esse índice aprovou a Lei 11.705/2008 que proíbe motoristas de dirigirem alcoolizados. Que efeito (além da redução de acidentes) essa Lei pode causar na sociedade?

É muito claro que com a implantação de uma Lei que restringe o uso de bebidas (alcoólicas) ao dirigir irá ter como resultado: redução nos atendimentos hospitalares; queda na média de vítimas fatais; implantação de bafômetro [equipamento utilizado para medir o teor de álcool no organismo] nas paradas policiais.

Porém, o mais importante é despertar nas pessoas o “espírito” de cidadania, pois todos temos o direito de anadar livremente pelas ruas, sem correr o risco de ser atropelado ou vítima de qualquer situação.

Entretanto, sempre haverá aquelas pessoas que colocam a diversão pessoal em primeiro plano (não que isso seja errado), porém é preciso agir com consciência, como diz aquela frase: “Se bebe não dirija.”

Portanto a Lei 11.705/2008 vai trazer a redução dos índices de acidentes no Brasil, mas o mais importante é o que está sendo “plantado” dentro da consciência de cada cidadão: que todos temos o direito de exercer nossa cidadania desde que não prejudiquemos os direitos do próximo.

Redação que fiz no ENEM 2013

Brunno Martins
Enviado por Brunno Martins em 27/10/2013
Reeditado em 27/10/2013
Código do texto: T4544662
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.