A Psicologia Sócio-Histórica de Vygotsky
                    "O Fenômeno Psicológico é Simultaneamente:
                      Instrumental, Subjetivo, Cultural e Histórico"
 
  

   Falar da psicologia Sócio-Histórica é falar de Vygotsky e sua ambição em superar falhas deixadas, segundo ele, no histórico de teóricos que o antecederam. Pois em Vygotsky o fenômeno psicológico, objeto de estudo desde o nascimento da psicologia, caracterizou-se como algo abstrato e natural no ser humano. Para ele, as várias outras filosofias fizeram do fenômeno psicológico algo existente nos sujeitos independente de suas vivências (experiências), ou seja, o homem sonharia; pensaria; sentiria; desejaria; seria consciente ou não disso; simplesmente pelo fato de sua condição de animal de determinada espécie. O fenômeno psicológico já estaria dado, em cada ser, não importando o seu surgimento, mas sim seu desenvolvimento.

     Todavia, Lev concebe esse fenômeno como uma experiência pessoal que se constitui no coletivo e na cultura. Para a Sócio-Histórica, a subjetividade não está dada como um a priori, senão como uma conquista humana a partir de suas atividade e intervenção transformadoras sobre o mundo. Para tal, estuda o ser humano e sua psique como construções históricas e sociais da humanidade. Em virtude disso, foi que a psicologia "vygotskiana" valorizou sobremaneira o papel social do professor como sujeito modelador do aluno, tornando-o, por conseguinte; transformador de si.Vygotsk acreditava que das relações sociais, o homem constrói a identidade e, não só constrói, como também se estabelece cidadão transformador de sua própria realidade e da realidade coletiva.

     Sendo assim, a parte mais essencial da obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida, converge para o foco central da transformação do ser humano como pessoa que se conhece e conhece seus antepassados historicamente por meio de suas interações. Isto é, ele atribuía um papel preponderante às relações entre indivíduo e indivíduo nesse processo, tanto que; a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de sócio-histórica. Dessa forma, sua máxima está em: "O fenômeno psicológico é simultaneamente instrumental, subjetivo, cultural e histórico.".

     Instrumental, porque o trabalho como atividade humana busca a sobrevivência e, por meio de instrumentos de intervenção no meio, é que conseguimos subsistir como espécie. Subjetivo, visto que cada ser constrói sua identidade em decorrência de suas experiências nesse universo interacionista. Consequentemente, cultural e histórico. Que a partir dessas relações (homem-ambiente-experiência-homem), existe algo a se contar no tempo e no espaço dos construtos psicológicos deixados pelo homem, no decorrer das gerações...

     Em virtude dos fatos acima citados e versando sobre o tema: o fenômeno psicológico como instrumental, subjetivo, cultural e histórico; sabe-se que o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) morreu há mais de 70 anos de tuberculose. Mas sua obra ainda está em pleno processo de descoberta e debate em vários pontos do mundo. Foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos delicados da psicologia humana que refletem até os dias de hoje. Como professor, desejo seguir seus preceitos. Porquanto são imprescindíveis para uma boa relação: indivíduo-social-indivíduo.



 
Professor Daniel Silva
Enviado por Professor Daniel Silva em 25/11/2013
Reeditado em 18/10/2014
Código do texto: T4585490
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.