O PAPEL DA ESCOLA E DA SOCIEDADE DENTRO DO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

A sociedade brasileira caracteriza-se por uma pluralidade étnica, sendo esta produto de um processo histórico que se originou de três grupos distintos: portugueses, índios e negros de origem africana. Essa diversidade cultural é que faz do Brasil, um país inegavelmente miscigenado.

Ao longo da História do Brasil, discriminação, racismo e preconceito, sempre fizeram parte no cotidiano da vida da população afro descendente principalmente, presente no âmbito educacional. Embora trata-se de uma tarefa difícil é responsabilidade da escola e da sociedade de uma forma geral, transformar as pessoas, diminuir as práticas racistas, superar o preconceito, construir e preservar valores que envolvam o respeito entre as pessoas,assim como, estabelecer as possíveis relações em meio às diferenças. Cabendo ainda a escola formar educandos para o exercício de cidadania, do trabalho e de dar continuidade no aprendizado ao longo da vida.

Professores, gestores e coordenadores devem atribuir em sua práxis, projetos políticos pedagógicos abordando temáticas de conscientização e reconhecimento cultural apontando a importantíssima contribuição africana na cultura, conhecendo os elementos que a compõem, respeitando a riqueza cultural, tornando possível aceitar que foram os negros contribuintes para a grande riqueza cultural presente em tudo, seja na culinária, na dança, na música e na religião.

Em suma, a importância de agregar discussões a respeito das relações étnico-raciais favorece o reconhecimento e a valorização da contribuição africana, dando maior visibilidade aos conteúdos até então negados pela cultura dominante onde esse tipo de ação educacional promove a reconstrução das relações sociais desgastadas pelas divergências étnicas.