"SAPUCAIA - Fundação e História"

Em busca de nova terra para assentamento, dezenove pessoas saíram de São Miguel do Anta, distrito de Ponte Nova, Minas Gerais em direção à mata.

No dia 2 de junho de 1860, Maria José da Silveira, viúva de Florentino da Costa e Silva, assentou acampamento em local onde hoje é a praça de Sapucaia, juntamente com seus 10 filhos e 8 escravos de confiança, estabelecendo na região e se tornando proprietária da vasta área que hoje é Sapucaia.

Nossa fundadora, Maria José da Silveira, na ocasião fez exploração de todo o Córrego do Galho e seus afluentes, incluindo o Córrego São Silvestre.

Outro pequeno rio da região, ficou conhecido como Córrego da Sobra, motivo pelo qual a fazendeira não se interessou, permitindo então que o Capitão Rufino de Freitas Guimarães pudesse estabelecer naquela região.

Em 27 de dezembro de 1948, pela lei nº336, foi criado o Distrito de Sapucaia, o que lhe deu novos rumos.

Na época o prefeito de Caratinga era o Dr José Augusto e em Sapucaia nosso vereador era o Donato Seppe (o primeiro vereador desta história de Sapucaia, eleito em 1945 ).

Coreto e Jardim são marcos comemorativos do Centenário de Sapucaia, festejado em 02 de junho de 1960.

A festa incluiu, além da inauguração do Coreto e do Jardim, a presença da Banda de Música Santa Cecília, de Caratinga; desfile do Grupo Escolar Cel. Florentino Miranda Costa, com mais de 300 alunos; discursos de várias autoridades presente ao evento.

Calcula-se que mais de 3.000 pessoas compareceram às festividades.

Na ocasião, o Coronel Antônio Salim foi o presidente de honra, o qual cortou a fita simbólica de inauguração do Coreto. As placas comemorativas do Centenário, foram descerrandas por Igídio de Freitas, único filho ainda vivo, na ocasião, do Capitão Rufino de Freitas Guimarães, cujo nome ficava registrado para a prosperidade junto ao da fundadora de Sapucaia, Maria José da Silveira, e do construtor do Coreto, Nelson Miranda.

Finalizando as comemorações do centenário da fundação de Sapucaia, houve um grande churrasco oferecido pelo presidente de honra, alem de música caipira ao vivo, na Praça de Sapucaia, cortesia das Casas Brasiltex, de Caratinga.

O construtor, Nelson Miranda , naquele período, contou com o apoio de toda a Comunidade para conseguir terminar estas obras para que ficassem como marcos comemorativos do Centenário de Sapucaia.

Sapucaia é um dos distritos do município de Caratinga.

É considerado como área rural de Caratinga e possui 80 Km² de extensão.

Sua população está entre 4.000 à 5.000 habitantes.

Através da BR-329, Sapucaia fica a 2 Km após percorrer 12 km de Caratinga sentido à Bom Jesus do Galho.

Fonte:

Nelson Miranda: Autor do Livro "SAPUCAIA - Fundação e História"

...............................................................................................

Agora você pode direcionar pessoas para curtir www.facebook.com/MabraJr.

Sapucaia Nossa Terra - Página iniciada em 3 de dezembro de 2012.

Nelson Miranda
Enviado por Manoel Ferreira Abrahão em 24/01/2014
Reeditado em 24/01/2014
Código do texto: T4662404
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.