Seria Amigo Secreto, Oculto ou algo mais? (EC)

Definições populares que retirei da Wikipédia, a enciclopédia livre.

Amigo secreto, Amigo Oculto, amigo X, ou também amigo invisível é uma brincadeira tradicional das festas de fim de ano (Natal e Ano-novo). É comum entre colegas de trabalho, de escolas e de familiares.

E em se tratando de nossa vida comum, de nosso cotidiano, também existem amigos secretos, como ditos especificamente aqui em SAMPA onde vivo ou amigos ocultos, denominação utilizada entre os cariocas?

Obviamente que existem brincadeiras entre amigos (as), que por vezes, fazendo-se passar por outros (e até por outras...) comunicam-se com um incauto, de mais diversas formas, por vezes encetando até grande credibilidade por parte daquele que está sendo ‘enganado’...

Em certa ocasião, Silvio, a pedido de Silmara, que desconfiava de seu namorado Nestor, começou a escrever cartas ‘melosas’ endereçadas a ele como se fosse uma 'certa’ Silvia. Caso raro, Nestor refugou todas as investidas encetadas pela ‘moça’ que lhe fazia as mais abertas, libidinosas e contundentes ofertas amorosas!

E, mais ainda, levava ao conhecimento da eleita Silmara, linha por linha de tudo o que lhe era enviado, segundo suas próprias palavras, pela desconhecida e ‘oferecida periguete’!

Em certa ocasião, comentou com o ‘amigo’ Silvio o que estava ocorrendo enfatizando: “Cara! Não faço a mínima ideia de quem seja a pessoa que está me enviando cartas amorosas... Tenho quase absoluta certeza de que se trata de alguém que nos conhece muito bem! Só sei dizer, que pelo teor do que me escreve, se for realmente uma mulher, é uma periguete totalmente desclassificada. Por outro lado, se for um homem, se ainda não for uma ‘bicha’, tem de ficar alerta, pois tem todas as tendências para o ser... Basta somente encontrar seu ‘bofe’ para sair do armário...”.

Nem é necessário dizer que a ‘amiga-inimiga secreta’ Silvio (A Silvia da comunicação...) enrubesceu, indo imediatamente procurar Silmara dizendo que para ele, a farsa havia terminado...

Na minha infância, tive a feliz oportunidade em assistir a um filme denominado Marcelino Pão e Vinho, que, pasmem, agora decorridas tantas décadas, e graças ao tema deste nosso desafio, é que me deu uma clara ideia de toda a situação exata do que quis repassar o autor da película com sua concepção. Creio que minha tenra idade e pouco discernimento que havia entre a infância de minha geração, não me levaram a evoluir pelo lado do conhecimento da mensagem embutida no filme e, consequentemente, de um mais perfeito entendimento do verdadeiro intuito da cinematografia que foi apresentada. Creio ainda, que alguns jovens Amigos RL, possam também ter assistido ao filme e, quase com toda certeza, tenham assimilado em maior profundidade aquilo que, à época, não consegui assimilar.

Pesquisei, e no ambiente popularíssimo de pesquisa Wikipédia, também encontrei coisas interessantes e ouso convidar aqueles que se interessarem, para que acessam através os links que abaixo repasso para inteirar-se um pouco mais acerca do que superficialmente explanei...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelino,_pan_y_vino

Há ainda, no âmbito mais sério da questão, o caso de crianças que em seu mundo infantil, tem amigos próprios invisíveis, com os quais conversam e que, de acordo com artigos publicados, que pesquisei e que abaixo repasso, denotam que é muito mais comum do que realmente imaginamos acerca da matéria exposta.

http://www.psicologia.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0133

http://pt.wikipedia.org/wiki/Autismo#Caracter.C3.ADsticas_do_autismo

P.S: Excelência plena na sequência deste novo e rápido ano de 2014 para todos em todos os setores de suas vidas!

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Amigo Oculto

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/amigooculto2013.htm