O "crack"

Não é o craque da bola, nem o craque do estudo na escola.

O crack é a droga da moda, as “pedras” são baratas e tem um efeito avassalador, e podem ser encontradas em qualquer esquina...”Esquina paranóia delirante”.

Jovens condenados, famílias destruídas. É a droga mais perigosa da atualidade, com efeito, avassalador, não nos usuários, mas também em toda sociedade.

O crack é o grande responsável pelo aumento de violência nas grandes metrópoles, o maior motivo de assassinatos. Atalho para o cemitério, sua própria desgraça, o crack mata.

O crack chegou custando mais barato, não entre nesse barato.

As historias dos usuários parecem coincidências, começam a fumar com amigos nas ruas, logo deixam de estudar e trabalhar. Ai vem o desespero para obter a droga, são pequenos furtos geralmente em casa, parada errada e muita treta.

Dai para assaltar na rua é um pulo, é só meter um “oitão”, entre as garotas é hora de cair na prostituição.

E nessa escalada, chega o momento mais aguardado pelos traficantes, o jovem viciado passa a vender o crack.

Não só para sobreviver, mas também ter acesso fácil ao crack.

Só que a morte lhe aguarda, seja nas dividas, com os traficantes ou na disputa por ponto de venda.

Fuma o crack e fica totalmente alucinado, com uma coragem artificial que se transforma em verdadeiro suicídio.

O vicio do crack tem se tornado incurável, um circulo vicioso, um grande tráfico.

*Quem sai perdendo com tudo isso é a família do jovem viciado, porque ele não está acabando só com a vida dele, mas com a vida dos seus familiares que o ama, (esses são os verdadeiros amigos e não aqueles que ofereceram a droga para ele), e toda uma sociedade que vive a sua volta.

E quem sai ganhando com isso são os traficantes, os marginais, porque quem compra o crack está patrocinando o crime, dando dinheiro para eles comprarem mais armas e sair assaltando e confrontando com a policia e matando inocentes.

Mas para esse jovem viciado há quatro caminhos, um deles é a escolha própria que é parar com o vicio; os outros são: morrer, (ou assassinado ou por over-dose). Suicidar-se num momento de loucura (com a droga ou pela falta dela); ou ser preso, tentando arranjar dinheiro (assaltando), ser pego em flagrante pelo policia fazendo o uso do crack ou vendendo a droga (traficando).

Mas como esse jovem começou usar o crack, um deles dizem que foi pela curiosidade e outros que foi pelos problemas que tem em casa, mas se fosse assim todo mundo usaria a droga. Porque todos nós temos curiosidade e problemas.

Muitas vezes é pelo incentivo dos “amigos”, os amigos oferecem e dizem se você não usar você é brega, covarde ou menos homem do que eles, mas isso não é verdade porque eles que são os covardes que se escondem dos problemas atrás das drogas.

Tudo isso é sinistro, mas é a nossa realidade pessoas se suicidando lentamente, porque usar droga é se matar, porque quem usa droga vive muito pouco. Mas a única coisa que podemos fazer é dar conselhos para essas pessoas e assistir o sofrimento dos seus familiares.

20-03-2002

*Com participação especial do Moacir.

Com base na matéria da Tribuna do Paraná, do dia 20-03-2002

Maico Oliveira
Enviado por Maico Oliveira em 30/04/2007
Reeditado em 06/09/2007
Código do texto: T469605
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.