Kalunia 59 - Um jornal de boatos confirmados - Prefeito assiste show de camarote e joga tênis a custa da população

Dois de abril de 2014

Riera apronta de novo

- O prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera (PMDB), gastou R$ 215 mil para assistir de camarote um show da dupla sertaneja Chitãozinho e Chororó em comemoração ao aniversário da cidade, dia 19 de março último. Meses atrás, o prefeito já havia gasto mais de R$ 20 mil em um torneio de tênis no Clube Itajubense Campestre (particular) no qual jogou. E agora enviou para aprovação da Câmara Municipal, que controla, um pedido de empréstimos bancários de R$ 17 milhões.

O prefeito assumiu com duas promessas maiores, a instalação de um aeroporto e de uma fábrica da Siemens. O aeroporto não chegou a ser iniciado depois de um aterramento condenado pelo Ibama, órgão federal do meio-ambiente, e apesar do governador Antonio Anastasia (PSDB) ter prometido emprestar recursos que até agora não foram confirmados. Já a fábrica da Siemens conta apenas com o terreno doado pelo município, sendo que a multinacional já declarou que não instalará mais nehuma fábrica no município.

A despropósito: circulam na cidade os boatos não confirmados de que o prefeito viajou para Miami e que se candidatará a deputado estadual. Como o sítio virtual da prefeitura nunca divulga sua agenda , as duas calamidades são possíveis.

--------------------------------------------------------------------

- Outro escândalo -

Outro absurdo de Itajubá é a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - Apac - que está com um prédio em construção abandonado há quatro anos, ao lado da peniotenciária da cidade. A construção parou porque não houve dinheiro para seu projeto original, segundo a diretora da associação, Leandra Machado, que está deixando o cargo, sem informar quanto lá foi gasto de dinheiro do governo estadual e federal.

Enquanto isto, o Governo(?) de Minas Gerais disponibilizou R$ 7,8 milhões para ampliar a capacidade da penitenciária em mais 306 detentos. Explica-se a cadeia está superlotada e tem sido alvo de revoltas, além de provocar atentados na cidade.

=================================================== - Rádio Itajubá AM está com os dias contados

O Governo Federal está para ordenar o fechamanto de todas as rádios AM - ondas curtas do país - para funcionamento apenas de FMs - frequência modulada.

A medida pode determinar o fim da Rádio Itajubá caso ela não passe a FM, como já vem se preparando a Universitária, da Unifei, que se encontra fora do ar.

---------------------------------------------------------------------

Estados Unidos : Ame-o ou Deixe-o

Zulcy Borges - jornalista diplomado

Os Estados Unidos mobilizaram tropas - inclusive na Região Nordeste - espionagem, e gastaram milhões de dólares no apoio ao Golpe Militar de 1964 durante os governos John Kennedy e Lyndon Johnson, segundo fartamente documentado em livros dos jornalistas Moniz Bandeira e Elio Gaspari, entre outros. Meio século depois, a espionagem norte-americana da Petrobras, e da própria presidente do Brasil, é apenas ironizada e quebra a imagem da empresa estatal e de Dilma, sem que se informe, por exemplo, que a Justiça dos Estados Unidos obrigou a Petrobras a comprar toda Refinaria de Pasadena – Texas – EUA, pagando um absurdo à empresa belga Astra Oil.

O anti antiamericanismo dos jornais, revistas e TV brasileiros é capaz de apoiar, como faz, um golpe militar sangrento no Egito ou o putsh nacionalista da Ucrânia, cerrando maior força em favor de Barack Obama do que a própria imprensa dos Estados Unidos.

Na Economia, por mau exemplo, manchetes e páginas do setor acompanham atentamente as emissões monetárias do Tesouro americano e torcem pela recuperação econômica do país de lá, muito mais do que pelo país de cá; apesar da crise financeira estrondosa dos EUA ter afetado pouco o Brasil, que atualmente tem muito mais Comércio com a China e outros países das Américas.

Como tudo isto se explica ? Talvez pelas agências de notícias americanas como fontes de informação internacional. Ou pela influência de acadêmicos e eminências colunistas formadas no MIT , Harvard etc.? Alguma causa maior e mais suspeita deve haver.

ZB
Enviado por Saskia Bitencourt em 02/04/2014
Reeditado em 25/07/2014
Código do texto: T4753141
Classificação de conteúdo: seguro