AREIA ENCANTADA

Num pequeno povoado do interior nordestino morava uma senhora mistriosa. Todas as manhãs, antes do amanhecer essa mulher caminhava até as montanhas, ninguém sabia para onde ela ia e o que fazia por.

Certo dia essa senhora acordou sem a visão, desesperada começou a gritar:

-Socorro! Socorro! Alguém me ajude por favor!

Como ela era muito arrogante com seus vizinhos, ninguém lhe deu atenção. Ela ficou na sua cama durante cinco meses, só se alimenteva de água, pois tinha um barril cheio logo ao lado.

Com o passar do tempo a água acabou e ela não sabia mais o que fazer.

Os seus vizinhos havia mudado e as pessoas que passavam por ali pensavam que a casa estava abandonada.

Numa certa madrugada, essa mulher resolveu fazer a sua caminhada, mesmo sem enxergar. Saiu tropeçando-se e arranhando-se pela floresta a dentro. Andou, andou, quando já era meio dia estava num lugar aberto e a areia queimava seus pés, ela caminhou mais um pouco sobre a areia muito quente e caiu. De repente ouviu uma voz:

-Anália, Anália. O que estás procurando, filha?

Sem entender o que estava acontecendo começou a ficar com medo, mesmo assim disse:

-Quem é você?

-Eu sou o seu Deus, diga-me o que queres que lhe ajudarei.

-Não acredito no que falas, se é ele mesmo, prove.

Nesse mesmo instante começou uma ventania e a areia levantou-se como redemoinho batendo no seu rosto que se feriu até sangrar

-Pare! Pare! Paaaare! Gritou a mulher desesperada.

Enquanto gritava sua boca encheu-se de areia. Com aquele jeito assustado. Pensou:

-Por que está doce?! O que está acontecendo aqui?!

Nesse instante ouviu-se a voz novamente dizer:

-Diga-me filha, o que queres que eu lhe ajudarei.

-Meu Deus, perdoe-me por todos os pecados que cometi, me transforme numa pessoa melhor eu quero de agora em diante só praticar o bem me ajude por favor.

Ao falar tudo isso, seu pedido parece que foi aceito. Algo muito estranho aconteceu. Seu corpo começou a se tranformar em areia e ao cair no chão tranformou a areia escura numa areia brilhante, parecendo açucar).

Aquela areia brilhante ficaria por ali até um dia alguém quebrar o encanto, pois, só voltaria a ser uma areia normal depois que um ser humano nela pisasse.

Algum tempo depois, dois homens estavam caçando numa montanha vizinha um deles viu algo de estranho. Chamou o seu amigo e disse:

-Compadre Manoel, venha ver.

Imediatamente. Seu compadre aproximou-se dele e foi logo vendo que na outra montanha havia algo diferente.

Então combinaram os dois para ir ver o que tinha por lá.

Ao chegar viram que a areia estava brilhando, mas não tiveram medo e andaram por ela.

Logo depois voltaram para casa e falaram da novidade com seus vizinhos. Todos ficaram curiosos e no outro dia juntou uma multi

dão e foram ver.

Ao chegar, nada viram, pois a areia tinha voltado à sua forma normal. Estava escura como antes. Todos ficaram furiosos. Embravecidos com os homens chamaram-os de mentirosos e enterraram os dois na areia, depois foram embora.

Depois de alguns minutos, quando não tinha mais ningém por perto, a areia voltou a brilhar. Libertou os dois homens que ali estavam.

Uma voz disse:

-Vão embora e só volte quando alguém precisar de ajuda, pois a areia aqui é encantada e só se manifesta se alguém precisar de algo muito importante e acreditar em milagre. Assim os fizeram.

Depois de alguns dias, João, o compadre de Manoel, ouviu uma notícia no rádio que a filha do prefeito estava à beira da morte com uma doença sem cura. Nesse instante ele lembrou da voz que ouviu da areia, saiu correndo para a casa do seu compadre e lá chegando, falou:

-Compadre, ouvi no rádio uma notícia que pode provar que estávamos falando a verdade para todos.

-O que foi compadre João?

-A filha do prefeito.

-O que tem a filha do prefeito?

-Está com câncer, segundo a notícia, seus dias de vida estão contados, não se nós levarmos ela à areia.

-Vamos falar com o prefeito, compadre . Disse João.

- Agora mesmo, respodeu Manoel.

Ao chegar na manção onde o prefeito morava tocou a campainha:

-Tim! Dom!

-Quem é? Disse o porteiro.

-Sou João e esse é meu amigo Manoel. Viemos aqui para ajudar a filha do prefeito, soubemos que ela está muito doente.

-Não posso. Respondeu o porteiro.

João meio chateado falou:

-Já ouviu falar sobre a areia encantada. Estou disposto a levar a menina até lá.

E assim começou a falar sobre o que tinha acontecido com eles.

O porteiro acreditou na história e resolveu juntar-se aos dois para ajudar a garotinha.

A filha do prefeito se chamava Iara tinha apenas 10 anos de idade sempre foi amiga do porteiro.

Para ajudar sua amiga, ele chegou ao seu patrão e disse:

-Srº José Carlos, sei como ajudar sua filha;

-Como?

-Tem dois homens que prometeram curar a doença dela.

O prefeito veio até a portaria conversar com os dois homens que ali estava. E logo falou:

-Vão embora! A minha filha já está sem esperança, os médicos falaram que ela só tem dois meses de vida pela frente.

Mesmo depois de tudo que ouviram os dois não desistiram e planejaram como entrar na casa do prefeito para pegar a menina mesmo sem ele saber.

Já era madrugada, quando os dois chamara na portaria:

-Ei! Você ai, faz favor.

-Quem é? Disse o porteiro.

-Somos nós. Disseram.

-O que vocês querem?

-Vamos levar a menina Iara ao lugar milagroso. Lá ela vai ter cura.

-Não podemos. O prefeito está em casa ele não vai permitir.

-Entraremos em silêncio, pegamos a menina sem ninguém saber. Falou João.

O porteiro que tinha muita fé, conversou com seus colegas que também ajudaram. Pegaram a garota, mas quando iam colocar no carro o prefeito acordou, vendo aquele movimentou foi até a janela e viu eles raptando sua filha que nem agüentava mais caminhar. Desesperado, saiu atrás dos homens e levou com ele o delegado e mais alguns soldados. Os dois vendo que estava sendo seguido acelerou o carro na diração do lugar que planejaram.

Quando chegaram próximo do local, acabaram de levar a menina no colo, pois não dava mais para ir de carro as pedras e o mato impediam.

Ao chegar, já era mais ou menos oito horas da manhã e junto com eles o pai da menina e o delegado que nesse mesmo instante deu-lhes voz de prisão por seqüestro.

Neste local não havia nada de interessante. A areia permanecia escura. Mas em seguida o sol a clareou e começou a acontecer algo estranho; a areia começou a brilhar e uma fumaça branca foi em direção da garota que saiu levitando do colo do pai até se deitar na areia, logo depois, uma fumaça tomou conta do lugar. Ningém podia ver nada.

Assustado, o prefeito grita:

"O que está acontecendo aqui"?

Uma voz saiu da aria:

-Você deveria ter acreditado nesses homens, eles sabem do poder que esse lugar tem.

-O que vai acontecer agora? Disse o prefeito.

Nesse mesmo instante sua filha fala:

-Papai, papai, onde você está?

Quando a fumaça sumiu ele viu sua filhinha em pé e começou a chorar, ela veio correndo ao seu encontro e abraçou-o.

Todos ficaram emocionado e voltaram para casa feliz com o milagre. O prefeito nomeou os dois homens como guardiões da montanha àquele lugar deu-se o nome de Areia Encantada.

E assim o prefeito com sua família ficaram muito felizes, sua filha estava saudável e sempre que podia ia visitar s° Manoel e s° João que guardavam aquele lugar milagroso.

Ednaldo José de Sousa

NÊGO
Enviado por NÊGO em 05/05/2007
Código do texto: T476157