DEUS, O “TODO PODEROSO” ?

 

Que consequências negativas trás a representação de Deus "Todo Poderoso" para a fé cristã?

O problema encontra-se no poder e na dominação que a Igreja construiu como imagem de Deus. Esse poder e dominação atribuídos a Deus acabam afastando os fiéis e crentes, independente da confissão de fé. Vivemos em um mundo violento, cruel, amargo, onde impera a ganância, a raiva e a ignorância. Onde a tão falada liberdade que Deus nos deu é arrancada pelos homens na escravidão e exploração dos seus semelhantes.

Diante disso, os excluídos e humilhados da sociedade quando procuram se agarrar a Deus, os líderes das igrejas jogam para cima deles um sem número de códigos morais, éticos, compromissos, obrigações, pecados, e o fiel simplesmente desaba. Perde a esperança.

Aquele Deus de amor e misericórdia que Jesus nos apresenta na parábola do Filho Perdido, os líderes eclesiásticos substituem por um Deus amargo, déspota e sádico. Os fieis ficam tão perturbados que não percebem a simplicidade do problema : a imagem de Deus é distorcida pela igreja, isto é, seus líderes.

E isso fica claro e evidente quando lemos com atenção as parábolas de Jesus, que durante toda a sua missão tinha, como objetivo primordial, mudar a imagem de Deus para a imagem de um Pai amoroso e piedoso.

Essa distorção da imagem de Deus Pai prejudica significativamente a relação de Deus com os homens. Afinal de contas, se somos criaturas do Senhor o que Ele mais quer ou deseja é a nossa felicidade. Qual pai, nesse mundo, deseja o mal para seus filhos ? Só se for louco !

Deus nos dá a vida, com ela a liberdade de vontade, respeita as nossas escolhas, não se preocupa com os nossos pecados, pois sabe que somos fracos e frágeis, mas espera que sejamos santos como Ele é. E a santidade passa, obrigatoriamente, pelo amor fraterno.

A dificuldade do homem em se transformar em “ser humano” está na má aplicação da liberdade que o Pai lhe deu.

Por outro lado, é difícil para o homem entender um Deus de misericórdia, de bondade, de amor fraterno. O homem sempre valoriza o poder e a dominação, o olhar de cima para baixo, a postura autoritária. Então, como compreender um Deus fraco, que não se “impõe”, que recebe o filho esbanjador com beijos, abraços, caricias, festa, túnica, anel e sandálias ? Que Deus é esse ? Essa história de Todo Poderoso não atrai, pelo contrário dispersa e prejudica em muito as relações Deus x Homem.

 

 

Leandro Cunha