O Humano é Cristão ?

 

2) Podemos aceitar a afirmação de que o autenticamente humano é cristão e o autenticamente cristão é humano? Como assim ?


Primeiro, o que é autêntico ? É aquilo que é verdadeiro, legitimo, que nunca foi alterado, falsificado ou desvirtuado (Aulete). Segundo, o que é humano (o homem) ? o homem é a única criatura sobre a terra que Deus quis por si mesma” (Conc. Vat. II, GS 24). Terceiro, o que é cristão ? “Do grego = adeptos ou seguidores de Cristo” (Enc. Pop. Católica).

Assim, percebemos que a pergunta é complexa. O homem é uma coisa, o homem cristão é outra coisa bem diferente e ser autentico cabe aos dois, mas a questão é : nunca foram alterados ao longo da história ?

Paradoxalmente, 3 coisas são as maiores responsáveis pelo sofrimento humano : a política, a luta de classes e a religião. As 3 carregam o peso da morte de milhões de pessoas.

Considerando que o humano e o cristão se confundem, pois é possível ser humano sem ser cristão (como religião), mas também é possível ser cristão sem ser humano (hipocrisia religiosa), a história nos mostra a chave de interpretação dos fatos.

Deus se Revelou aos homens pela humanização em Jesus. Deus se fez homem e viveu entre nós para nos ensinar 3 coisas importantes : o caminho, a verdade e a vida. Em seus 3 anos de vida pública nos deixou um oceano de experiências e mensagens. Mas, depois de 2.000 anos progredimos muito pouco nesse tocante.

Enquanto Deus através de Jesus se humanizou, isto é, se fez homem, os homens em sua soberba procuram a todo custo, se tornarem deuses e ocupar o lugar do Senhor. E confirmamos essa prática nefasta exatamente nas 3 coisas que deveriam ser os alicerces para uma sociedade que pratica o bem, promove a justiça e expressa a verdade : a política, a luta de classes e a religião. Os homens se apoiam nessas 3 pilastras para realizar o seu maior desejo : ser como Deus é ! As custas do sofrimento dos outros.

O autenticamente humano só será cristão quando optar pela fé em Cristo Jesus e transformar a sua vida de forma radical. E o autenticamente cristão só será humano quando entender e praticar, na sua vida, o que nos ensinou Jesus na parábola do Bom Samaritano : o amor fraterno, o respeito ao outro e o valor da alteridade.

 

 

Leandro Cunha

25/04/2014