PERSEVERANÇA!

“Se quiser triunfar na vida, faça da perseverança, a sua melhor amiga; da experiência, o seu sábio conselheiro; da prudência, o seu irmão mais velho; e da esperança, o seu anjo guardião”. (Joseph Addison)

Nesta dissertação escolhi falar sobre o significado da palavra perseverança para lembrar às pessoas que gostam de começar algo e não terminar que estão criando na sua mente o caminho das facilidades, que convenhamos; na experiência de vida é uma péssima companheira. George Eliot já disse um dia: “Fracassar depois de longa perseverança é muito mais sublime que nunca ter feito um esforço suficientemente bom para ser chamado de fracasso...”.

Desistir de um objetivo só porque encontrou dificuldades para realizar as tarefas traçadas naquele projeto é o mesmo que assinar um atestado de incompetência e de falta de personalidade.

O que causa frisson e aumenta a adrenalina numa caminhada

é a vontade firme e o desafio de se vencer um obstáculo. Quem joga uma partida de futebol, antes de entrar em campo jamais pensa em empatar ou em perder. O alvo é a vitória. Qualquer outro resultado além desse é a frustração de não ter alcançado o sucesso almejado.

Entretanto, a meta quando se entra em uma competição ou em um campeonato não é só aquela partida, mas todo o seu contexto. Há que serem superados vários adversários. Jogar de acordo com as regras da competição e não correr o risco de no trajeto praticar um ato que seja proibido pelas regras do certame.

Costumo citar meu próprio exemplo dentro de minha experiência de vida. Lá no meu trabalho tem uma colega que gosta de pegar o processo mais fácil. Ela fica escolhendo o tema no próprio armário onde os processos são depositados. Às vezes até perde tempo fazendo isso. Eu, não. Vou lá e pego o primeiro processo que encontrar. Para mim não importa se a demanda é complexa ou não. Penso que vou vencê-la de qualquer forma. Às vezes deparo com um caso bem difícil. Não desisto nem troco o processo por outro. Vou em frente porque aquilo pra mim é um desafio. Tenho convicção de que inexiste algo que não possa ser resolvido. Sucede que existem as coisas fáceis e as coisas difíceis. Só escolher o caminho mais limpo e nunca entrar naquele pedregoso é criar mecanismos interiores de fugir das responsabilidades. Uma pessoa assim nunca conhecerá o triunfo.

O triunfo é um troféu que simboliza um feito bem realizado. Quem alcança um diploma em uma faculdade e sabe que suas notas foram adquiridas por meios impróprios, como ‘colas’ ou outras formas de alcançar notas, terá acumulada em sua consciência, no final do curso, a insegurança de ser um sofredor quando deparar com questões que exijam o conhecimento que foi usurpado no momento da concretização daquele curso.

Nise da Silveira possui uma frase que considerado de grande valia para o assunto em discussão: “Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão”. Baseado nesse princípio fica implícito que as pessoas que vencem na vida são aquelas que navegam sob as fúrias das ondas do mar e possuem coragem suficiente para enfrentar as intempéries com fé e com o fervor de uma paixão. Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e de nossa gana para vencer os obstáculos que surgem em nossa caminhada.

Newt Gingrich já disse um dia: “Perseverança é o trabalho duro que você faz depois de ter se cansado de fazer o trabalho duro que você já fez...". Ele quis dizer com essa frase que a gente deve insistir em fazer aquilo que temos dificuldade. Só o exercício e a repetição de um trabalho que ainda não se alcançou algum resultado é que leva ao sucesso de se chegar um dia à sua conclusão. Nesse instante você sentirá que chegou ao dia da vitória. Será a consagração de um esforço. Será a medida da consciência sofrida que se expandirá como um torpor em nosso coração, espalhando em nosso corpo aquela sensação de alívio, por ter vencido uma barreira que parecia não ter solução.

Quero encerrar esta minha dissertação com uma frase de impacto do grande Rui Barbosa: “Mas, se a sociedade não pode igualar os que a natureza criou desiguais, cada um, nos limites da sua energia moral, pode reagir sobre as desigualdades nativas, pela educação, atividade e perseverança”. Ele, não sua alta vivência como jurista e como um dos melhores políticos que já atuou em nossa terra Tupiniquim conseguiu em uma única frase dizer com todas as letras que quem não insiste e não persevera com a educação, jamais vai conseguir vencer as desigualdades que são impostas pelos princípios moralizadores de nossa sociedade.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 28/04/2014
Reeditado em 28/04/2014
Código do texto: T4786150
Classificação de conteúdo: seguro