As transformações nas escolas
Com o passar do tempo, escolas e instituições são transformadas em ambiente de aprendizagem.
A educação sendo responsável pela escola, onde pessoas especializadas na tarefa de transmitir o conhecimento a escola desenvolvia-se como uma instituição social especializada que atendia aos filhos das famílias de poder na sociedade.
Passou a escola por diversas transformações, onde a mais resultante foi a tendência à universalização sendo que, a escola atendia a todas as crianças da sociedade.
Com o desenvolvimento da industrialização houve grandes mudanças, tendo como transferência do local de trabalho da casa para a fábrica.
Com tal mudança foi preciso construir vias públicas para os transportes coletivos levarem os trabalhadores até o local de trabalho ou de sua residência.
Esta mudança trouxe consequências para a família, onde a mesma não tinha mais condições de orientar seus filhos sozinha para o trabalho e sua vida social.
Torna-se a escola uma instituição especializada na função de educar, e não mais para uma vida privada, familiar e trabalho caseiro, mas, para o trabalho que se encontra no âmbito da vida pública, onde regras, leis e suas rotinas iam além dos conhecimentos adquiridos pela família.
Com esta mudança na sociedade e na família com a revolução industrial, exigiu o trabalhador um aprendizado da tecnologia levando novos conhecimentos à escola.
Como o de conhecer conhecimentos básicos de línguas e do cálculo preparando o indivíduo para o trabalho.
A escola com esta função de transmitir conhecimentos aos indivíduos eram transmitidos conhecimentos básicos para sua sobrevivência. Nas sociedades atuais as crianças continuam aprendendo algumas destas coisas em casa, enquanto outras foram transferidas para a escola, tendo conhecimentos, adquirindo conhecimentos mais avançados.