Meus contatos Com Elis Regina Carvalho Costa

Fui abençoada por Deus 21/09/2005

Aconteceu em 1975. Sempre fui fã_nática por Elis. Ela morava na rua Califórnia no bairro do Brooklin em SP. Eu trabalhava em uma empresa de Cosméticos , e usando desse pretexto fiz de tudo para conhecê-la, até que um dia deu certo. Ela agendou um dia pra mim, quase não acreditei, fiquei contando o dia e hora marcado por ela, e, quando enfim esse dia chegou "nunca vou me esquecer" ela veio pessoalmente me receber, trazia nos braços o Pedro que era pequenino pois naquele momento trocava-lhe as fraldas. O João Marcelo já era grandinho devia ter entre 7 a 8 anos de idade, levei para eles produtos infantis com embalagens apropriadas, com isso ganhei a amizade do João. O encontro foi como um sonho realizado, mal conseguia fazer a entrevista que me competia. Ela deixou-me a vontade, me tratava como velha conhecida, e o tratamento dela para comigo era muito íntimo chamava-me de bicho, mostrou-me um tapete que ela bordava em arraiolo para usá-lo na sua casa que estava construindo na Serra da Cantareira, serviu-me um café que ela mesma fez, pois tinha um hábito de sempre manter uma chaleira no fogo com água fervendo, o café era servido sem açúcar. Depois disso passei a frequentar sua casa com certa frequência.

Foi na época do Falso Brilhante. Depois do meu primeiro contato com Elis, em uma reunião com a diretoria, ficou decidido que eles passariam gentilmente, fornecer todos os produtos de maquiagem e tratamento não só para ela, mas, para todos os integrantes e músicos do show. Sendo assim, minhas visitas a ela passaram a ser mensal. A empresa enviava por meu intermédio, caixas com muitos produtos, inclusive a linha infantil para os filhos dela. Se um dia o João Marcelo ler meus depoimentos, com certeza irá se lembrar de mim. Elis me perguntou nome da empresa pois ela gostaria de agradecer aos empresários e responsáveis pelas gentilezas, mas, eles preferiam manter-se no anonimato. Esse gesto por parte dos empresários deixou Elis intrigada. Como? Eles nos dão produtos valiosos em grande quantidade, não cobram nada, e nem querem ter o nome da empresa divulgado? Isso não existe! Foi então que ela resolveu agradecer de alguma forma: passou a nos enviar gratuitamente ingressos para o Show. Da primeira vez, o Janjão foi levar pessoalmente em minha residência vários convites para serem distribuídos entre os proprietários e diretores da empresa. Outras vezes, ela me ligava e dizia assim: O bicho! passa lá no teatro que deixei uns ingressos pra você distribuir na empresa.

Um dia a Elis me perguntou se a empresa era americana, e eu disse que não, ela quis saber se os proprietários eram americanos e eu então lhe disse que eram Portugueses, ela teve um ataque de risos, e disse então: Mas porque o nome em inglês? E eu lhe expliquei que era mais comercial, porque se ao invés deste nome lhe tivessem dado um nome de origem, “ai lhe dei um exemplo com sotaque dos proprietários”, aí que ela riu ainda mais, dizendo em seguida, Bicho! Você tem razão.

Tive o prazer de conhecer também seus pais, o Sr. Romeu e Dna. Erci, apesar de terem como filha uma ELIS REGINA, eram pessoas muito simples de boa conversa, cheguei a dar carona para o Sr. Romeu. Um dia quando eu estava saindo, e ele ia ao correio, coloquei minha fita K7 no toca fitas e fomos ouvindo a gravação do falso brilhante.

Nessa época ela era casada com o César Camargo Mariano e ela me apresentou a ele dizendo: esta é mais uma fã, nos cumprimentamos ele sorriu, mas falamos muito pouco pois sempre foi de pouca conversa, era muito tímido, hoje não sei.. Ela me falou do hobby dele que era colecionar corujas, e mostrou-sua coleção artesanal. No jardim de inverno havia uma coruja verdadeira.

Certo dia, vendo uma coruja artesanal muito bonita, não resisti, comprei-a e dei de presente para ele incluir na sua coleção.

Um dia, quando conversávamos, ela me contou um episódio que aconteceu com o João, ele tinha mais ou menos 4 anos e ficou doente, estava com uma febre muito alta e como já era madrugada e os remédios não faziam efeito, resolveu ligar para o pediatra dele, o médico aconselhou-a a fazer um choque térmico, mergulhando o garoto em água fria. Então ela chamou o César que veio para ajuda-la. Estava muito frio e o garoto ardia em febre. Começaram então a seguir as orientações médicas e a criança tremia muito, até que de repente, o João começou a gritar palavrões FDP... PQP... to com frio, me tira daqui.... ela então disse para o César: Pode tirar ele da banheira que já curado.

Outra vez, fazendo a relação dos produtos que estavam faltando, ela me disse que queria um esmalte diferente, eu perguntei-lhe qual a cor preferia, então disse-me: eu quero uma “cor de Pu” , igual esta que você esta usando. Notem, ela tinha unhas muito rentes, pois, tinha o hábito de roê-las, quando precisava, para se apresentar em shows ou festas, usava unhas postiças, e na época as cores quentes e vibrantes estavam na moda, e a que eu usava era “amante”.

Vejam uma frase que ela disse pra mim, quando lhe perguntei o seguinte: Elis, você canta de tudo, qualquer gênero, mas deve ter uma preferência, o que você mais gosta de cantar?, e ela respondeu: “Ói bicho, qualquer coisa, sendo música eu vomito”

E assim, sucederam-se várias visitas. Depois, terminou o Show no Teatro Bandeirantes, ela mudou-se para a Serra da Cantareira, e então perdemos contato. Depois disso houveram outros shows e apresentações, mas nunca mais a vi. Pena eu não ter conhecido a Maria Rita, "ela ainda não havia nascido".

Quando nossa querida Elis foi acometida pela tragédia arrebatadora, assim como todo povo brasileiro, sofri demais, não podia me conformar. Participei de seu funeral juntamente com a família no palco do teatro Bandeirantes onde ela foi velada. Havia uma verdadeira multidão que se formavam em fila quilométrica. Em certo momento o João Marcelo que estava do meu lado me disse: Você pensa que toda essa gente que está aqui vieram só pra ver minha mãe? Elas vieram pra ver toda essa gente famosa está aqui.

Ter conhecido Elis, convivido certo tempo com ela, foi uma das maiores felicidade que tive em minha vida, pena que tenha terminado tão cedo e como terminou.