Violência nas tribos urbanas: uma raiz profunda, mas que pode ser cortada

Aristóteles, em sua obra "Política" diz que o ser humano é um "ser político" dotado de Logos (palavra) e Phone (voz), diferentemente dos demais animais que possuem apenas voz, exprimindo a ideia de que temos capacidade de raciocínio sobre nossos atos. Entretanto, atualmente nos deparamos com fatos deturpados desta característica racional, como a violência urbana. Então, qual a explicação para tal desvio lógico?

Os valores morais e éticos estão sendo desrespeitados em detrimento de uma política de mídia de massa, na qual faz uso muitas vezes da vulgaridade e da falta de valores familiares, tornando-se comum a ausência de escrúpulos. a falta destes valores são convertidos na sociedade na forma de violência, de desrespeito e falta de educação.

Há também outros fatores que influenciam no agravamento deste problema como a busca pela repressão das consequências e não da causa. Fazendo uso de termos matemáticos, a violência é diretamente proporcional ao investimento no poderio bélico policial e indiretamente proporcional à educação de qualidade, seja ela escolar ou familiar, à concretização dos valores éticos e morais na formação do indivíduo. Segundo Victor Hugo: " Quando se constrói uma escola, fecha-se um presídio".

Para minimizarmos a violência urbana é preciso combater com veemência a raiz deste mal, não o fruto. Educação de qualidade, inserção do ensino de valores éticos e morais na grade curricular educacional, boa infraestrutura urbana, maior fiscalização dos meios de comunicação de massa são medidas que formam o alicerce perfeito no combate à violência nas tribos urbanas.