Água, fonte de vida

Água (H2O em sua fórmula molecular), solvente universal, vital para os seres vivos, presente na quantidade aproximada de 65% em um organismo adulto de um homem e 60% de uma mulher, controlada pelo hormônio antidiurético (ADH) e auxilia no processo de homeostase (controle das condições internas do corpo). Este bem indispensável está sendo tratado de forma torpe de sua importância, causando consequências graves para a humanidade. Qual a explicação para este descaso?

Segundo a ONU, cerca de 12% da população mundial não tem acesso diariamente ao mínimo necessário para o ser humano. Isto é consequência da utilização cada vez maior deste recurso, acelerada no mundo a partir da Revolução Industrial, no século XVIII, quando a produção de bens alcançou estágios antes inimagináveis com as indústrias, por conseguinte contribuindo para o crescimento da população mundial e, por consequência, maior busca por recursos naturais. A exemplo disto a obtenção de energia através de hidroelétricas que utilizam a água para transformar a energia potencial gravitacional das quedas d'água em energia cinética do movimento das turbinas e posteriormente em energia elétrica.

75% do planeta é coberto por água, mas apenas 2% da água disponível no mundo é própria para consumo, ou seja, potável, dentre este percentual existem as geleiras, montanhas cobertas de neve, calotas polares, entre outras formas que a torna inutilizável. Isto reflete a urgência para uma maior importância na preservação deste bem. O Brasil, mesmo sendo privilegiado com a maior reserva hidrográfica subterrânea do mundo, o aquífero Alter-do-chão, na Amazônia, dispõe de histórico vergonhoso, como a devastação da mata Atlântica, atualmente com apenas 7% de sua área original.

É preciso conscientização da população mundial, projetos acerca da preservação da água, cooperação entre nações para o alcance de uma política inerente a conservação dos bens naturais com maior clareza dos países perante a recíproca necessidade deste recurso, pois o futuro da humanidade depende da sua presente preservação.