TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Tecnologia educacional se destina a melhorar a educação para o aluno do século 21. Os estudantes de hoje são considerados "nativos digitais", que nasceram e foram criados em um ambiente digital e inerente ao pensamento diferente por causa dessa exposição à tecnologia.

Diante disso, a tecnologia educacional é o estudo da prática ética de facilitar o e-learning , que é a aprendizagem com o objetivo de melhorar o desempenho através da criação, utilização e gerenciamento de processos e recursos tecnológicos apropriados. O termo tecnologia educacional é freqüentemente associada com a teoria instrucional e teoria da aprendizagem. A tecnologia instrucional é fundamentada pela teoria e prática do design, desenvolvimento, utilização, gestão e avaliação de processos e recursos para a aprendizagem, de acordo com a Associação para o Comitê de Comunicação Educacional e Tecnologia enfatiza a inclusão de outros sistemas utilizados no processo de desenvolvimento da capacidade humana. Tecnologia educacional inclui, mas não está limitado a, software, hardware, bem como aplicações de Internet, tais como blogs e atividades.

Tecnologia na educação é o mais simples e confortável conjunto de ferramentas que podem ser úteis para o avanço da aprendizagem dos alunos e pode ser medido em como e por que os indivíduos se comportam. Tecnologia Educacional conta com uma ampla definição da palavra “tecnologia”. Por conseguinte, pode referir-se a objetos materiais de uso para a humanidade, tais como máquinas ou hardware, mas também pode abranger temas mais amplos, incluindo sistemas, métodos de organização e técnicas. Algumas ferramentas modernas incluem, mas não estão limitados a retroprojetores, computadores portáteis, e calculadoras. Ferramentas mais recentes, como smartphones e jogos (tanto on-line e off-line) estão começando a chamar a atenção séria para seu potencial de aprendizagem. Mídia psicologia é o campo de estudo que aplica teorias do comportamento humano à tecnologia educacional.

Educação ou Tecnologia de Desempenho Humano pode ser baseada exclusivamente em processos algorítmicos ou heurísticos, mas também não implica necessariamente a tecnologia física. A palavra tecnologia vem do "grego techne "que significa ofício ou arte. Outra palavra "técnica", com a mesma origem, também pode ser usada quando se considera a área de Tecnologia Educacional. Então Tecnologia Educacional pode ser estendida para incluir as técnicas do educador. Segundo alguns, um Tecnólogo Educacional é alguém que transforma a pesquisa educacional e psicológica básica em uma ciência baseada em evidências aplicada (ou uma tecnologia) de aprendizagem ou instrução. Tecnólogos educacionais normalmente têm um grau de pós-graduação (mestrado, doutorado ou Ph.D.). Em um campo relacionado à psicologia educacional, mídia educacional, psicologia experimental, psicologia cognitiva, ou, mais simplesmente, nas áreas de educação, Tecnologia Desempenho Instrucional ou humana ou Sistemas de Projeto Instrucional deverão ser aplicados nas escolas em todos os níveis educacionais nos próximos anos.

Embora a tecnologia na sala de aula tem muitos benefícios, há desvantagens claras também. O acesso limitado a quantidades suficientes de uma tecnologia, a falta de treinamento, o tempo extra necessário para as implementações de tecnologia, e a apreensão associada a avaliar a sua eficácia são apenas algumas das razões que por muitas vezes não é usado extensivamente na sala de aula. Para entender a tecnologia educacional é preciso também entender as teorias do comportamento humano e como este comportamento é afetado pela tecnologia.

Adriano Pereiras
Enviado por Adriano Pereiras em 03/07/2014
Código do texto: T4868207
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.