Dos 39.496 os 33.694 – Os campeonatos mundiais de futebol que vivi!

Em 1950, o casal Hermógenes e Abelim resolveu trocar a estabilidade que tinham em sua nordestina terra natal pela aventura em busca do pseudo eldorado oferecido pelo chamado sul maravilha!

Além das poucas tralhas que conseguiram carregar na desgastante viagem marítima que os levou até parte do destino almejado, levavam a tiracolo cinco filhos: Ivana, a primogênita, com 13 anos; Ivanildo, com 12 anos; Ira, com 6 anos; Ironildo, com 4 anos e o caçula Hermógenes Filho, com 3 anos!

Em setembro aportaram no Porto do Rio de Janeiro e da cidade maravilhosa, rumaram utilizando transporte ferroviário para São Paulo.

****************************************************

Tudo se iniciou em 1930, no Uruguai, com o time representativo da nação sendo o campeão!

Em 1934, houve a realização do novo mundial na Itália, e como ocorrido quando da primeira disputa, o time representativo do país anfitrião sagrou-se campeão.

Na França, em 1938, a Itália sagrou-se bi campeã!

Com a candidatura da Alemanha, Argentina e Brasil para sediar o Campeonato Mundial de 1942, porém, devido à deflagração da segunda guerra mundial, a competição não ocorreu, o mesmo acontecendo com a seguinte, que ocorreria em 1946.

Em 1950, na chegada da família migrante ao Rio de Janeiro, ainda ecoava pelos ares o sentimento imenso de tristeza proveniente da inesperada debacle do selecionado nacional de futebol em sua quarta participação em Campeonato mundial de futebol (já havia participado das disputas em 1930, 1934 e 1938...), que ficou conhecida como maracanaço, alusão feita à derrota sofrida frente ao selecionado de futebol do Uruguai em pleno estádio do Maracanã no RJ, onde se sagraria campeão mundial de futebol pela primeira vez, se houvesse conquistado um simples empate! O selecionado do Uruguai conquistou seu segundo titulo!

Esta foi a minha primeira Copa do Mundo de futebol que vivi por aqui!

Obviamente, para mim foi transparente, haja vista meus tenros 3 anos de idade!

Em meio às dificuldades enfrentadas devidas a intempestiva migração feita, aos ‘trancos e barrancos’ a vida foi sendo levada e, rapidamente veio 1954. À época, com 6 anos, com as transmissões cerceadas em virtude das dificuldades inerentes as tecnologias dos meios de comunicação, não tive o menor conhecimento das peripécias ocorridas no mundial ocorrido na Suíça vencido pela Alemanha Ocidental.

E veio 1958! Com Gilmar, Djalma Santos (De Sordi), Belline, Orlando e Nilton Santos, Zito e Didi, Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo, o Brasil ‘deu a volta por cima’ e se redimiu do ocorrido em 1950 e conquistou o seu primeiro titulo mundial... Em terras suecas e nos meus 10 anos de idade!

Em 1962, com algumas modificações no time campeão de 1958, o time composto por: Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos, Zito e Didi, Garrincha, Vavá, Amarildo e Zagallo conquistou em terras andinas seu segundo titulo mundial! Pelé também por lá esteve, mas pouco jogou, lesionando-se gravemente logo no 2º jogo. Nos meus 14 anos, exultei com os dribles do Mané e com o ímpeto do possesso Amarildo, que substituiu Pelé, nesta conquista no Chile!

1966! Copa do mundo para esquecer! Caçado em campo nos primeiros jogos, Pelé não pode jogar, sendo o Brasil eliminado logo na primeira fase! Em seu pais, a Inglaterra conquistou o título que eu, melancolicamente, acompanhei com meus 18 anos!

Superação total em 1970! Coube a Félix, Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza e Everaldo, Clodoaldo e Gérson, Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivelino, a primazia da conquista do tricampeonato mundial para o Brasil, ovacionado pela torcida mexicana em seu pais! Com 22 anos vibrei com meus conterrâneos com aquela que foi considerada a melhor seleção brasileira de todos os tempos!

Na Alemanha em 1974, presenciamos o brilho do chamado carrossel holandês, que foi sobrepujado pela frieza e organização alemã, mais uma vez campeã! Com 26 anos, não vibrei com o mundial, porém, estava vibrando intensamente com o nascimento de minha primogênita!

Em meio a intensas dificuldades políticas, 1978 reservou a Argentina para sediar a Copa do Mundo! Com algumas desconfianças em relação ao arranjo para um conquista da seleção dos ‘los hermanos’ para ‘desanuviar’ um pouco as dificuldades que por lá passavam, presenciei uma derrota por 6 a 0 da seleção peruana frente ao selecionado argentino, que precisava de uma vitória por mais de 4 gols para desclassificar o Brasil! Ninguém segurou Kempes e cia que se sagraram pela primeira vez campeões mundiais de futebol. Eu, com 30 anos, minha primogênita já com 4 anos e minha caçula com 1 ano! Não chores por mim, Argentina!

Em 1982, na Espanha, a Itália ‘sobrou’ e tornou-se também tricampeã! O selecionado brasileiro, com um time repleto de astros, comandado por um experiente treinador sucumbiu frente ao selecionado da ‘azurra’ que teve um inspirado Paolo Rossi. Com 34 anos também lamentei a perda...

Novamente no México, em 1986, tornou-se campeã uma seleção sul-americana: Bicampeã a seleção Argentina, contando com o excepcional craque Diego Maradona! A ‘mano de Dios’ deu o mote decisivo para que ‘los hermanos’ abiscoitassem mais um título mundial! Novamente, o Brasil demonstrou competência durante os jogos, baqueando em cobrança de penalidades máximas. Com 38 anos, novamente me decepcionei!

E deu Alemanha novamente, tornando-se tricampeã em disputa na Itália no ano de 1990! Decepcionamos novamente... Com 42 anos assisti igualarem-se como tricampeões mundiais: Alemanha, Brasil e Itália!

No pais do beisebol e do basquetebol, assistimos o Brasil deixar para trás seus ‘acompanhantes’ abiscoitando o tetracampeonanto! Vibração total em 1994 nos Estados Unidos quando Baggio ‘isolou’ sua cobrança de penalidade máxima! Com 46 anos já era um dos pseudos milhões de técnicos de futebol existentes no pais!

Com portentosa seleção, com mal inexplicável que acometeu o artilheiro Ronaldo no jogo decisivo, assisti a França de Zidane abiscoitar em seu país, seu primeiro titulo mundial! Perplexo, aos 50 anos em 1998, fiquei, como milhões de brasileiros, na interrogação!

Redimimos-nos no mundial realizado na Coréia do Sul/Japão! Em 2002, com Ronaldo ‘fenômeno’ totalmente refeito do mal que o acometeu na copa anterior, o Brasil afastou-se mais dos seus ‘perseguidores’, Alemanha e Itália, conquistando o pentacampeonato! Aos 54 anos, pela primeira vez, chorei!

Mussolini na terra de Hitler, em 2006 levou a melhor! Na Alemanha a Itália conquistou o seu tetracampeonato! Aos 58 anos e ainda comemorando a chegada de minha primogênita neta, já com três aninhos, assisti novamente uma pífia participação de nossa seleção!

Nova seleção debutou na conquista do titulo mundial em 2010, na disputa ocorrida na África do Sul, comandada pelo carismático Nelson Mandela! A Espanha, ‘toureou’ com galhardia os bichos-papões do futebol e abiscoitou o título!

Aos 62 anos, retornando aos bancos escolares e com a família aumentada com o presente que recebemos em 2008 na figura do netinho Pedro Henrique, seguimos em frente!

Imensamente alegre com o enriquecimento da família com a chegada da neta caçula já com dois aninhos, aos meus 66 anos estou acompanhando, ‘meio à distância’, a disputa de mais uma edição da ‘febre’ chamada futebol por aqui, em nosso país! Com novos estádios, até o momento tudo correndo ‘nos conformes’, com seleções do porte da Espanha (última campeã), Itália (única que poderia igualar o Brasil em quantidade de títulos conquistados...), Portugal (contando com o atual eleito melhor jogador do mundo), Uruguai, Chile, Colômbia, França, Bélgica e Costa do Marfim devidamente ‘despachados’, restam Brasil, Alemanha, Argentina e Holanda para lutar pela hegemonia que perdurará até a próxima disputa em 2018 na Rússia.

Sem o seu maior astro representativo nesta Copa do mundo de 2014, lesionado nas quartas de final e que não jogará mais nesta disputa, a garra e determinação poderá fazer com que haja o sacramento da conquista de mais um título mundial, perfazendo seis, consequentemente o hexacampeonato.

Após os acachapantes 7 a 1 aplicados pelos competentes ‘soldados’ alemães sobre o inexperiente onze canarinho, foi o Brasil eliminado da disputa final, seguindo o ‘scratch’ alemão para a final.

Sinceramente, de algum tempo venho conjecturando que a ganância é uma das componentes do time no qual se enquadra a soberba... No estado atual das coisas, sob meu ponto de vista, uma simples disputa esportiva ultrapassou as raias do lazer, enveredando e sendo tragada pelo império do capitalismo selvagem exarcebado fazendo com que interesses outros que não os que visam o congraçamento e a união entre as diversas nações sejam colocados em primeiro plano. Daí, o famigerado ‘levar vantagem em tudo’ vai conquistando cada vez mais as mentes e as atitudes dos que detém o poder, fazendo com que, de uma forma ou de outra, vá sendo manipulada a disputa em detrimento de uma salutar disputa, regada a lisura, à arte, à beleza do espetáculo, premiando ao final, efetivamente aqueles que melhor se prepararam e se apresentaram visando única e exclusivamente propiciar ao entretenimento as expectativas que dele se esperava.

Em sendo assim, vibrei intensamente com os títulos conquistados pela França em 1998 e pela Espanha em 2010. Quiçá venham outras conquistas pioneiras, haja vista países como o Brasil, Itália, Alemanha, Argentina e Uruguai já apresentaram mais de uma conquista e países que tiveram atuações destacadas em edições anteriores, tais como: Hungria, Holanda, Portugal, União Soviética, Bélgica, Chile, Suécia, Colômbia, Camarões, Nigéria, Gana, Japão, Polônia, Áustria, Nigéria, México ainda não constarem do rol dos que obtiveram qualquer conquista!

Será que com 70 anos, minha queridíssima companheira com 65, minha primogênita com 44, minha caçula com 41, minha neta-primogênita com 15, meu netinho com 10 e a neta-caçula com seis, ainda estarei por aqui para sumarizar 35.712 e vibrar com uma nova conquista inédita?

Vergonha maior de todas as disputas que vivi! Com um sonoro 7 a 1, fomos desbancados pela Alemanha e disputaremos a conquista do 3º lugar frente à Holanda que em disputa acirradíssima foi desclassificada na cobrança de penalidades máximas pela Argentina!

E, para completar a vergonha, um 3 a 0 coroou a conquista do 3º lugar pela competente Holanda, que injustamente ainda não conquistou um único título mundial! Terminamos ‘honrosamente’ em 4º lugar...

E o ‘corolário’ deste campeonato mundial de futebol, realizado 64 anos após minha ‘aterrisagem’ pelo sul maravilha!

Com ‘Los hermanos’ argentinos tentando evitar que um europeu conquista um primeiro título fora da Europa, deu Alemanha, comemorando exaustivamente seu tetracampeonato!

Agora, em ‘seus calcanhares’, nosso Brasil não há somente a Azurra, aparecendo agora também os sempre aplicados alemães!

Quem viver verá e quiçá eu também presencie, teremos certamente espetacular disputa na Rússia, dando-me oportunidade em acrescentar mais uma Copa em minha vida e 2018 em minha extensa somatória!

PS:

1930 + 1934 + 1938 = 5.802

1950 + 1954 + 1958 + 1962 + 1966 + 1970 + 1974 + 1978 + 1982 + 1986 + 1990 + 1994 + 1998 + 2002 + 2006 + 2010 + 2014 = 33.694

5.802 + 33.694 = 39.496