Autorretrato de moço...

Acho que, não, tenho certeza de que vivi minha mocidade no melhor modo de viver essa fase da vida que vai da adolescência, entra pela mocidade e se confunde com a vida já de um homem maduro...

Tenho certeza disso afinal eu pude ir na loja Dalca, lá na Rua Campos Sales, comprar o vinil de lançamento do álbum ´Back in black´do AC/DC. Pude curtir o surgimento do rock nacional do Legião Urbana, Titãs, Paralamas, Camisa de Vênus e tantas outras bandas mais... Quem da minha geração vai falar que não curtiu Kiss, Iron Maiden, Scorpions, Def Leppard... Quem não passou pela Virgilio lotada na frente do Zo-kar ouvindo ´Vital e sua moto´ ou ´The number of the beast´... Vi surgir Lulu Santos, Ritchie, Kid Abelha, Ultraje à Rigor!

Quem vai falar que não se lembra de passar na Praça (Largo dos Amores), em frente ao Clube Venâncio Ayres dentro de um Opala 250-S ´socado´ no chão, de uma Puma GTS conversível ou simplesmente um Fusca 1600, rebaixado com catraca, bancos Pro-kar, toca-fitas Roadstar e amplificador Tojo fazendo bater os auto-falantes com suspensão acústica e triaxiais? Eu fiz isso... Me dá uma sensação de prazer incrível lembrar disso tudo...

Lembrar as madrugadas roubando rosa nas casas do Jardim Itália para levar para as paqueras... Dedicar os bilhetes que eram escritos em guardanapos de papel do Sacyzinho com caneta Sylvapen... Eu amo minha vida dessa época...

Um noite num final de semana de verão, na cidade de Peruíbe onde meus pais tinham uma casa, saí sozinho à noite com minha Agrale 16.5 SXT e fui assistir um show de rock no clube da cidade... Saí deslumbrado com o som vibrante daquela banda até então desconhecida, mas lembro até hoje o nome dela... a banda se chamava RPM e um tal de Paulo Ricardo cantava uma música que a letra me fez viajar! A música tinha um trecho assim:

´Nos chegam gritos da Ilha do Norte

Ensaios pra Dança da Morte

Tem disco pirata,

Tem vídeo cassete até

Agora a China bebe Coca-Cola

Aqui na esquina cheiram cola

Bio degradante

Aromatizante tem´

Poucos meses depois essa banda explodia no cenário nacional, como explodia o Oktober Fest em Blumenau/SC... E nesse embalo as disputas do Chopp de Metro no Sacyzinho onde o palco e público se confundiam e se estendiam por todo o lugar, invadindo rua e calçada...

Quem me dera de novo poder ir num Baile Country, Baile do Hawaii na sede social do Venâncio... Quem me dera pudesse de novo ir comer um lanche no Merendino... Jogar fliperama no Paulo Ouro...

Quantas madrugadas e tanques de combustível foram consumidos em rachas com mais de cinqüenta carros, cem motos na assistência, descendo a 180 km/m num 6cc a famosa Transbola, hoje a pomposa Avenida Cyro Albuquerque...

Quem não foi assistir Indiana Jones, ET, Rambo, Stallone Cobra, Robocop no cine Olana? Quem não foi com a namorada assistir ´De volta para o futuro´ e depois não foi namorar no carro estacionado na rua lateral do Menk&Plens ao som de Cindy Lauper em ´All Through the Night´?

Eu vivi, transpirei tudo isso com amigos espetaculares, com namoradas especiais...

Era o máximo se reunir com os amigos para tomar uma cerveja e assistir os gols do Fantástico na portaria do Motel Savanas, enquanto as namoradas tricotavam no quartos com hidromassagem, um luxo para a época...

Eu pude graças a Deus, meus pais e eu mesmo viver tudo isso... Eu fui na inauguração da primeira Bullus na Praça... A noite ía da Boatinha (Boate Seacullum do Clube Venâncio) para tomar todas com a juventude da cidade, de lá para a Virgilio, depois veio a Biut... Tempos memoráveis onde a gente tinha XR-3 conversível, Gol GT 1.8 com 5 marchas! Era o máximo ter conta-giros no painel e bancos Reccaro! Tempos demais, nadar na piscina da sede no Venâncio...

Eu sou um felizardo! Eu assisti ao vivo, em pé no sofá, pulando, vibrando, torcendo por Ayrton Senna em cada ultrapassagem em Alain Prost ou Nigel Mansell... Eu chorei sua morte com o país inteiro de luto... Mas eu ri e cantei muito com os Mamonas Assassinas que surgiram do nada até chorar de novo com a morte deles em 1996...

Eu pulei carnaval no Bloco Sol da Meia Noite...

Eu vivi a abertura do mercado nacional para os carros importados e andava de Mitsubishi Eclise Turbo N13 com meus amigos andando de Mustang, uma infinidade de outras marcas de carros japoneses, coreanos, todos invadindo a cidade além das Pajero´s, Hilux... Eu cantava com uma galera imensa no camarote da última Bullus o som magistral de ´Pacato cidadão´ do Skank... Dancei ´É o Tchan´ no Pigalle, até o Latino eu vi surgir com ´Me leva´... Pra não falar de Jon Bon Jovi, U2...

Eu vi o disco de CD surgir enterrando os discos de Vinil... Eu assisti o Brasil ser tetra-campeão de futebol depois de 24 anos em 1994!

Eu vi a Virgilio ser eleita a quarta melhor noite do interior paulista pela revista Istoé Cidades em 1995... Eu ia no Recanto Rústico quando queria dar uma impressionada na namorada, além de uns bons beijos, lógico... Quando queria tomar uma cerveja no balcão com os melhores amigos ia no ChickenNew, chopp sem dúvida no Sacyzinho...

Vi tanta coisa, King Palace, X-Bar...

Quanta coisa pra recordar... Não consigo listar tudo... Mas é tão bom ter isso aqui dentro da memória... Ter história, ter vida, pra contar... Demais... Tem muito mais...

Sandro La Luna
Enviado por Sandro La Luna em 24/07/2014
Reeditado em 30/01/2017
Código do texto: T4895422
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.