Desafio do Balde de Gelo

Segundo Elias (2014), iniciou-se nos Estados Unidos uma campanha chamada Ice Bucket Challenge (Desafio do Balde de Gelo no Brasil), com o objetivo de arrecadar fundos para entidades ligadas à esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa que diminui progressivamente a capacidade do cérebro de iniciar e controlar movimentos voluntários. A ELA não tem cura e causa morte em aproximadamente 3 anos. A pessoa desafiada deveria derramar sobre si mesma (ou pedir que alguém derramasse) um balde com água gelada, e desafiar mais 3 pessoas a fazer o mesmo.

Conforme Roso (2014), com essa campanha as doações para entidades brasileiras e internacionais aumentaram em quantidades significativas. Até o dia 20 de agosto desse ano a Associação Brasileira da ELA havia recebido aproximadamente 12 mil reais. Nos Estados Unidos as arrecadações para a ALS Association já somavam 100 milhões de reais.

A iniciativa e intenção das pessoas que criaram e seguiram essa campanha é deveras maravilhosa. Além de ser uma ideia divertida de policiar a todos sobre um assunto muito importante, também foi levada a sério e conseguiu a atenção de pessoas do mundo inteiro.

Mesmo o Desafio do Balde de Gelo parecer ser uma brincadeira, tem um propósito muito sério. Nem todos sabiam disso e, ao invés de aderir à campanha, aderiram apenas à brincadeira. Postaram vídeos e desafiaram outras pessoas, mas não fizeram doações. Porém, creio que estes ignorantes foram uma minoria, pois todos que postaram vídeos e doaram, e também os que apenas doaram, geraram um belo resultado para as entidades ligadas à doença.

Ideias lindas e simples como essa, que movimentam e comovem o mundo e proporcionam um resultado tão surpreendente nos fazem pensar que o mundo não está totalmente perdido. Ainda existe amor ao próximo em muitos corações que estão batendo por aí, capazes de fazer o bem sem precisar enxergar a quem. Os bons são a maioria!

Milena Farias
Enviado por Milena Farias em 10/09/2014
Código do texto: T4957181
Classificação de conteúdo: seguro