A república que nasceu podre

Lí um comentário de uma pessoa na rede social Facebook que me deixou muito incomodado.

Dizia que o PT "apodrece a república."

Meus queridos, todos nós sabemos como nasceu a nossa república.

Que foi através de conspirações, traições e por fim, um golpe militar.

Os ideais republicanos ficaram só no papel, pois nada do que pregavam os articuladores da famigerada república de fato foi estabelecido.

O que precipitou a queda da monarquia foi a abolição dos escravos um ano antes, causando raiva aos grandes proprietários de terras, donos de fazenda, barões do café que dependiam da mão de obra escrava.

Vemos aí que a república nasce principalmente pelo descontentamento pela libertação tardia dos escravos.

Com interesses obscuros e de forma torta, nascia o novo regime político do Brasil.

Daí, depois da ditadura dos Marechais, veio a era da república de poucos. Dos fazendeiros, do "café-com-leite", das oligarquias. Onde o voto era aberto e de cabresto, ou seja, as pessoas eram obrigadas a votar nos candidatos em que seus patrões ordenavam.

Isso durou até 1930, quando Washington Luiz é deposto e começa a era Vargas.

Vou atalhar para não ficar cansativo.

Essa república torta, foi seguindo sua trajetória tortuosa, passando por outras tentativas de golpe e pouca ou quase nenhuma democracia até chegar no golpe militar de 1964.

De 1989 até aqui é que temos de fato uma democracia, e finalmente a nossa república parece que se tornou uma república de verdade.

Então, voltando lá em cima, na frase dita pelo nobre desconhecido do facebook, de que o PT estava apodrecendo a república, faço uma pergunta a vocês:

Como pode um único partido em apenas 10 anos no comando, apodrecer algo que já nasceu deteriorado?

Tiago Marçal
Enviado por Tiago Marçal em 26/09/2014
Código do texto: T4976617
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.