O racismo: fruto do nacionalismo exacerbado

O racismo, sendo um dos principais problemas da humanidade, assim como afirma a frase, vem apresentando um crescimento nivelado em relação ao crescimento do nacionalismo em alguns países, principalmente do continente europeu.

A Europa, fazendo uma avaliação de seu conteúdo histórico- cenário principal de diversas guerras-, foi o ponto de origem dos primeiros indícios de racismo no mundo. Foi neste mesmo continente, assinalado por diversos conflitos étnicos, que essa forma irracional de pensar se fortaleceu, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial, onde o pânico e o temor de invasões, o receio de novas mortes invadiu a mente destes povos.

Outra questão a ser avaliada é a da xenofobia e do neonazismo. A xenofobia- a aversão a estrangeiros- se apresenta de forma elevada entre os povos europeus, que consideram a sua nação superior a qualquer outra. Há também a questão de que partidos de extrema- direita neonazistas vem sido outorgados pela população européia, devido ao apoio a xenofobia, propagando uma nação livre de povos estrangeiros (imigrantes).

Apesar de ter passado muito tempo- de sua origem aos atuais dias- o ato segregacionista (ou racista) vem se apresentando de forma cada vez mais intensa em toda a população, não só européia- mundial- sendo os mais afetados por este ato "animalesco", pessoas de raça negra, por terem- entre outros fatores- parentesco africano, raça considerada "inferior" a branca na época do descubridor da América ( Cristovão Colombo), e ainda há pessoas com esta mesma mentalidade.

Podemos concluir, então, que pode haver duas soluções para um ato considerado crime: a punição- em que um indivíduo é submetido a um julgamento e é lhe dada a pena em consequência de seus atos criminosos- e a educação para a cidadania- educando a população desde cedo para que aprendam a respeitar a diversidade étnica e racial que há no mundo e compreender a pluralidade cultural.

Assim vemos que não depende de uma só pessoa para que o racismo desapareça da face da Terra, mas sim de toda a população, é dever do cidadão respeitar e compreender o outro, dessa forma haverá menos obstáculos para a construção de um mundo melhor.

Milla Justine
Enviado por Milla Justine em 17/10/2014
Código do texto: T5002600
Classificação de conteúdo: seguro