Imagem: a realidade transformada

O mundo é composto de imagens. A realidade muitas vezes é rejeitada em nosso cotidiano por ser díficil de suportar, mas é através da seleção de seus detalhes que se consegue formular uma imagem, ou seja, um tipo ideal- uma perpectiva falsa daquilo vivido. É possível afirmar ser a imaginação um disfarce da realidade? Sim, o ser humano- na maioria das vezes- tem medo de encara a realidade à sua volta, por isso a distorce e cria uma nova realidade (a sua própria realidade- uma imagem fantasiosa do mundo real).

Desde pequenos somos incentivados a acreditar num mundo puro- livre de violência, destruição, repleto de paz e amor-acreditando na existência de bondade em todos os seres da Terra presentes. Mas esta imagem é duradoura? Não. Conforme nos desenvolvemos, percebemos estar habitando outra realidade...observamos cuidadosamente o ocorrido ao nosso redor e passamos a buscar uma forma de transformar o observado para, ao menos, nos aproximarmos do imaginado.

Mas de onde vem a imaginação (ato de criar imagens)?

Através de observações da realidade existente, são selecionados e misturados os "pedaços" de melhor qualidade para a formação de um tipo ideal de realidade, uma fantasia sem a presença do classificado como impureza- antes visto no real.

Existem vários tipos de imagens. Podem ser criadas imagens de pessoas e suas personalidades, de objetos- este é denominado ato de criar, inventar novos objetos de uso cotidiano-, de seres- podendo ser destacada a criação de lendas e mitos-, e até de nossa própria vida- criar um disfarce para nossa realidade. A fuga da realidade e a criação de imagens é, muitas vezes, fruto do medo do ser humano de encarar a realidade vivida. Para uma vida sem sofrimentos, o real passa a ser trocado pelo imaginário e, portanto, esquecido- podendo-se afirmar que o imaginário passa a ser o novo real vivido pelo ser humano.

Pode-se dizer, então, ser a imagem gerada pelo medo de encarar o real, criada como um disfarce para a nossa realidade, ou como um tipo ideal a ser seguido para a formulação de uma realidade perfeita ou até mesmo para a formulação de objetos- estes podem se tornar reais e de uso cotidiano em nossa sociedade. Portanto, é necessário usufruir de imagens- graças a elas nossa sociedade evolui e vive grandes transformações constantemente-, mas é preciso, também, o não distorcer a realidade, não fazer o uso exacerbado de imagens- imaginar, porém portando os pés fixos ao chão, pois àquele distante da realidade é reservada a perda do rumo da verdade.

Milla Justine
Enviado por Milla Justine em 18/10/2014
Código do texto: T5003231
Classificação de conteúdo: seguro