CURIOSIDADES - sobre as operações da Polícia Federal

Por: Paula Bosi Pregnaca*

SOBRE NOMES DAS OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL:

1 - Os nomes das operações da PF são escolhidos pelos próprios delegados que investigam os casos. As denominações passam por nomes bíblicos, divindades gregas, animais silvestres e personagens folclóricos.

2 - As fraudes do INSS são as que exigem maior criatividade dos policiais. Umas delas se chamava Caronte, em referência ao barqueiro que, na mitologia grega, transportava os mortos para o reino de Hades, morada das almas, mediante pagamento.

3 - Inspiração animal: em 2005 em Alagoas, 46 pessoas foram presas por desvio de recursos para merenda escolar na Operação Guabiru - ratazana comum no Nordeste. As saúvas também batizaram uma operação em 2006, quando empresários do ramo alimentício "atacaram" recursos públicos em licitações fraudulentas.

4 - Para operações que envolvam crimes ambientais, a PF "pede ajuda" aos guardiões da floresta como Curupira e o Mapinguari (criatura peluda e com garras), que nomearam ações.

5 - A curiosa Operação Defesa do Camarão apreendeu três embarcações, sete redes de arrasto, 280 quilos de camarão, lagosta, mangueiras e equipamentos de mergulho em 2006.

(*) Extraído da coluna "5 coisas que você não sabia"

revista da Folha Ano 16 #769 - 27/Mai/2007

José Luís de Freitas
Enviado por José Luís de Freitas em 27/05/2007
Reeditado em 27/05/2007
Código do texto: T503118
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.