Quem foi Maria da Penha Fernandes

Quem foi Maria da Penha Fernandes

Maria da Penha Fernandes, 1945 natural de fortaleza ceara biofarmacêutica.

Maria da Penha quase foi assassinada por seu então marido em 1983, o professor colombiano Marco Antônio Heredia, tentou mata-la duas vezes, a primeira tentativa foi com o uso de arma de fogo e segunda por eletrocussão e afogamento. Esses episódios causaram lesões irreversíveis á saúde onde Penha ficou paraplégica. Apesar de condenado em dois julgamentos, o autor da violência não havia sido preso devido aos sucessivos recursos de apelação. Em 2001, após 18 anos as pratica do crime, a comissão interamericana de direitos humanos responsabilizou o Estado brasileiro por negligencia e omissão em relação á violência domestica e recomendou varias medidas ao caso concreto de Maria da Penha e em relação às politicas domesticas contra as mulheres brasileiras. Por força da pressão internacional de audiências de seguimento do caso na comissão interamericana. Em 2002, o processo de âmbito nacional foi encerrado e em 2003 o ex-marido foi preso. A lei foi batizada de lei Maria da Penha, importantes símbolo da luta contra violência domestica no Brasil. Maria da Penha devido às agressões que a mesma sofreu do seu companheiro. Maria da Penha se juntou a movimento social e decidiu compartilhar sua experiência no Livro “Sobrevivi... posso contar”. A lei denominada Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de Agosto de 2006, pelo presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva ,com certeza uma das mais importantes conquistas para a sociedade e das mulheres brasileiras, tornando- se um direito das mulheres e deve do Estado. Essa lei cria e estabelece mecanismo para coibir a Violência domestica e familiar contra as mulheres, umas das formas mais graves de violação dos direitos humanos. Conforme a Constituição Federal, em se artigo 226, paragrafo 8, a lei Maria da Penha vem reafirma o que as mulheres brasileiras tem alertado o Estado brasileiro e a sociedade sobre a importância das politicas publicas que ponham fim a este comportamento que tem levado milhares de mulheres á morte dentro dos seus próprios lares. A lei da um maior encorajamento as mulheres para denunciar e formalizar as agressões ou qualquer outro tipo de violência sofrida a elas. Estudos demostram que há um crescimento no numero de mulheres que denunciam a violência. A Lei prevê medidas inéditas de proteção para a mulher em situação de violência ou sob risco de morte. As penas pecuniárias, por exemplo, que puniam os agressores com multas ou cestas básicas, foram extintas, dependendo do caso, o criminoso pode ser proibido de ser aproximar da mulher e dos filhos, para casos de detenção, a pena triplica a punição que era de seis meses a um ano pode chegar a três anos. Hoje com 69 anos e três filhas, ela e líder de movimentos em defesa dos direitos das mulheres vitimam emblemáticas da violência domestica.

jully cristianne
Enviado por jully cristianne em 19/01/2015
Código do texto: T5107502
Classificação de conteúdo: seguro