A Educação Brasileira e a Inclusão Digital.

A Educação Brasileira e a Inclusão Digital.

Durante as transformações ocorridas na história, o surgimento das ciências, do estudo sistemático realizado pelo homem, tem a educação refletido as características de seu tempo e da sociedade. Como o fazer pedagógico pode ser adequado às novas tecnologias? E quais as transformações pelas quais o educador deverá passar ante os desafios da modernidade e da era da comunicação digital?

É relevante observar que a nossa sociedade passa por grandes e profundas transformações, tornando-se cada vez mais informatizada, conectada ao mundo. Há uma busca em especial pelas formas de comunicação e de acesso ao conhecimento, este tem alcançado dimensões astronômicas, rompendo barreiras nas áreas dos saberes, todo esse contexto tem influenciado a educação. São transformações culturais e de comportamento que o educador não pode ignorar em sua prática pedagógica, surge então a necessidade de conhecer melhor essas transformações, bem como, qual posição deve ser tomada para disponibilizar uma escola adequada a esta geração.

A escola da era digital, do acesso a um mundo ilimitado de informações jamais será a mesma, os seus moldes antigos e tradicionais não cabem mais o conhecimento e os saberes agora construídos. O educador deve avaliar a sua prática, rever conceitos, procurar capacitar-se e desenvolver novas metodologias que possam ser aplicadas em sala de aula utilizando as novas tecnologias da informática. Contudo é preciso fazer pesquisas, elaborar estudos de como viabilizar esta inclusão digital. Dispor computadores, ensinar sobre como acessar a Internet, deixar que os alunos descubram aleatoriamente o que há no ciberespaço não é a efetivação de uma inclusão.

Em face de todo esse processo, vivemos um momento decisivo para a educação, são transformações que a própria cultura exige, os alunos vivem nessa nova dimensão do aprender. A escola tem que acompanhar o progresso, o desenvolvimento de uma era na qual o conhecimento é processual e inacabado, não há mais como trabalhar uma aula apenas expositiva, temos de inserir em nossa pedagogia os recursos disponíveis, a informática, a Internet são instrumentos poderosíssimos para a construção dos saberes por parte da escola do novo século, na qual: professores, alunos, gestores e diretores são autores, pesquisadores e participantes de uma nova dinâmica do ensino aprendizagem.

Diante do exposto é sabido que há muito a ser conquistado, muito caminho a ser percorrido, uma vez que as escolas resistem fortemente à adoção de novas práticas pedagógicas e de aparatos educacionais inovadores, os quais são intrinsecamente ligados às propostas de um ensino que promova a inclusão. Porém, estes são os desafios que a educação tem que enfrentar nesse novo milênio. Vencê-los é uma questão primordial para a promoção de uma escola que pretende ser um lugar de formação de cidadãos preparados para a vida social e para atender a demanda do mundo pós-moderno.

Antonio Luciano da
Enviado por Antonio Luciano da em 04/06/2007
Código do texto: T513200