QUAL É A IMPORTÂNCIA DO PNAE NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO?

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE que foi criado para agir em uma frente até então deixada a margem que era a alimentação escolar uma vez que oferta desta aliada com uma ressignificação da importância de uma dieta alimentar balanceada contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento, bem como, rendimento escolar. Este era um fator importantíssimo na época da criação do PNAE, uma vez que em estudo realizado em 1946 por uma das maiores autoridades geográficas brasileira de todos os tempos, Josué de Castro, constatou em seu best-seller Geografia da Fome, que existia no Brasil Bócio endêmico, sendo este provocado pela falta de iodo na alimentação. Para se ter uma ideia, segundo o autor, a incidência de bócio em alunos de Escolas públicas de uma zona de Minas Gerais chegou a 44%, e em São Paulo, nos arredores da capital em cerca de 60% dos estudantes de Escolas Públicas.

A alimentação é algo natural, mas como bem sabemos a forma como ela se dar é de natureza social, é o que aponta FRIZON (2008, P.02): “O ser humano tem seus hábitos alimentares decorrentes da convivência em sociedade”. Neste aspecto a Escola tem um papel fundamental que vai além da simples inserção de alimentos em determinados horários do dia para um grupo de aluno, a Escola pode modificar a forma de ver a alimentação, fomentando estes alunos a refletirem a partir daquilo que é colocado para eles dentro do próprio âmbito escolar, tanto teórico como fisicamente. Ao colocamos a Escola devemos pensar nela como formadora de bons hábitos nos mais variados aspectos, e é nesta perspectiva atuante que o PNAE deve ser compreendido:

“Nessa perspectiva, a escola tem uma importância grande no que tange à formação de hábitos alimentares saudáveis e à valorização dos alimentos naturais, bem como na busca por uma consciência sobre esse processo de massificação que acontece em nossa sociedade, inclusive na alimentação (FRIZON 2008, p. 14)”.

Referências:

CASTRO, Josué de. Geografia da Fome: O dilema brasileiro: pão ou aço. Rio de Janeiro: Edições Antares, 1984. 345p.

FRIZON, J. D. Hábitos Alimentares e Qualidade de Vida: Uma Discussão Sobre a Alimentação Escolar. I Simpósio Nacional de Educação, XX Semana de Pedagogia. Unioeste - Cascavel: 2008, 15 P.

Ildebrand Gutemberg
Enviado por Ildebrand Gutemberg em 04/05/2015
Código do texto: T5230255
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.