# Kalúnia 98 - Aécio: o senador voador /Terceirização é sacanagem

- Um jornal de boatos confirmados -

O senador Aécio Neves (PSDB/MG) gosta mais de avião do que Santos Dumont. Só em 2010 ele pegou pelo menos seis aviões e ainda fez cinco passeios em helicópteros do Governo de Minas Gerais; um de avião Learjet, de Belo Horizonte até Brasília. Juscelino não faria igual.

As aeronaves deveriam servir, por lei, apenas para missões oficiais de autoridades do governo do estado e não uma autoridade federal como o senador.

Aécio, porém, conforme reportagem confirmada do jornalista Lucas Ferras pelo Governo de Minas Gerais, saída no jornal Folha de São Paulo, circulou em helicópteros do Palácio da Liberdade para os palácios Tiradentes, das Mangabeiras; e para os aeroportos de Confins e da Pampulha, em Belo Horizonte, pegando depois outros aviões do governo estadual igual a um Barão Vermelho. A assessoria do senador admitiu os passeios justificando que eles acontecerão a serviço do governo do estado (!). Vale lembrar: todo senador ganha uma verba mensal de RS$ 15 mil mais uma cota de cinco passagens aéreas, além do seu salário.

Porque a indústria se bate pela terceirização

Pelo que pode-se entender até agora, o projeto de terceirização de empresas, em discussão no Congresso Nacional, permitirá que qualquer uma delas contrate outra para qualquer coisa. Por exemplo, uma padaria contrata outra para fazer pão no seu lugar e fica só vendendo. Mas por que isto? Ora, porque assim a primeira padaria não precisará pagar funcionários que fazem o pão ficando apenas com os que vendem.

Só que a jogada vai muito mais longe. Grandes empresas nacionais e estrangeiras poderão, com a terceirização total em debate dividir-se em dezenas de outras, em diferentes ramos de atividade, fugindo assim a acusações de monopólio, oligopólio ou cartel.

Não à toa, a Confederação Nacional da Indústria - CNI - em especial, junto com sua bancada no Congresso, se bate há anos pela lei e agora aproveita a fraqueza do Governo para disparar a proposta com amplo apoio da imprensa.

A terceirização foi a grande jogada dos cartéis norte-americanos para fugir da lei antitruste daquele país, dividindo-se em dezenas de empresas laranjas subsidiárias ou engolindo as concorrentes menores. Nada mais natural, assim, que o Brasil ascendente à sexat economia mundial, veja seu capitalismo evoluir na direção do norte-americano. Só que a terceirização é uma das maiores sacanagens já praticadas pelas multinacionais dos Estados Undos, dentro e fora de seu país.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 05/05/2015
Reeditado em 19/11/2015
Código do texto: T5231526
Classificação de conteúdo: seguro