Gêneros Textuais Estudados até Agora

17) Reportagem

É um Gênero Textual que mescla característica Narrativa e Descritiva. Segundo o Minidicionário Aurélio (2010, p. 658), Reportagem significa atividade jornalística que abrange apuração de fatos, investigação, interpretação de informações e redação de texto final.

16) Anúncio Publicitário

É um Gênero Textual que mescla característica Narrativa e Descritiva. Segundo o Minidicionário Aurélio (2010, p. 51), Anúncio Publicitário significa mensagem publicitária veiculada na mídia.

15) Notícia

A Notícia é um gênero Textual com característica predominantemente narrativa. De acordo com o minidicionário Aurélio (2010, p. 554), Notícia significa informação, conhecimento, comunicação, lembrança, biografia.

14) Acróstico

É um Gênero Textual com característica predominantemente Descritiva. De acordo com o minidicionário Aurélio (2010, p. 15), Acróstico significa composição poética em que as letras iniciais dos versos formam lidas verticalmente, palavras ou frase.

13) Autorretrato

É um Gênero Textual com característica predominantemente Descritiva. De acordo com o minidicionário Aurélio (2010, p. 81), Autorretrato significa Retrato de um individuo feito por ele mesmo.

12) Fábula

É um Gênero Textual com característica predominantemente Narrativa. De acordo com o minidicionário Aurélio (2010, p. 336), Fábula significa narração alegórica cujas os personagens são, em regra, animais , e que encerra lição moral.

11) Diário

É um Gênero Textual com característica predominantemente Narrativa. De acordo com o minidicionário Aurélio (2010, p. 252), Diário significa que se faz ou sucede todos os dias.

10) Poema

É um Gênero Textual com característica predominantemente Narrativa. Segundo o minidicionário Aurélio (2010, p. 605), Poema significa obra em versos.

9) Poesia

É um Gênero Textual com característica com característica predominantemente Narrativa. Segundo o minidicionário Aurélio (2010, p. 605) significa arte de escrever em versos; o que desperta o sentimento do belo.

8) Provérbio

É um Gênero Textual com característica predominantemente Dissertativa. De acordo com o minidicionário Aurélio (2010, p. 620), Provérbio significa sentença de caráter pratico e popular, expressa em forma sucinta.

7) Carta

É um Gênero Textual com característica predominantemente Descritiva. De acordo com o minidicionário Aurélio (2010, p. 144), Carta significa comunicação manuscrita ou impressa, endereçada a uma ou várias pessoas.

6) Conto

É um Gênero textual com característica predominantemente Narrativa. De acordo com o minidicionário Aurélio (2010, p. 195), Conto significa narração falada ou escrita.

5) Crônica

É um Gênero textual com característica predominantemente Descritiva. De acordo com o minidicionário Aurélio (2010, p. 210), Crônico significa narração histórica por ordem cronológica.

4) Autobiografia

É um Gênero textual que mescla característica Descritiva e Narrativa. De acordo com o minidicionário Aurélio (2010, p. 81), Autobiografia significa pessoa que descreve sua própria vida.

3) Biografia

É um Gênero Textual que mescla característica Descritiva e Narrativa. De acordo com o minidicionário Aurélio (2010, p. 105), Biografia significa história da vida de uma pessoa, ou obra que dela trata.

2) Cordel

É um Gênero Textual com característica predominantemente Narrativa. De acordo com o minidicionário Aurélio (2010, p. 201), Cordel significa cordão.

1) Relato Pessoal

É um Gênero Textual com característica predominante Narrativa. De acordo com o mine dicionário Aurélio (2010, p. 530), Relato Pessoal significa Ato ou efeito de relatar; relação; Narração (de partida de futebol).

-----------------------------------------

Atividade feita nas aulas de Técnica de Redação no Centro Educacional Vila Verde, sob a orientação do Prof. Esp. Flávio B. S. dos Santos.

Dougxavier
Enviado por Dougxavier em 16/05/2015
Reeditado em 26/11/2015
Código do texto: T5244155
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.