“A Importância do Diálogo na Construção da Paz”

Concurso “Londrina Pazeando”

“A Importância do Diálogo na Construção da Paz”

A construção da paz inicia-se individualmente, na busca do ser humano pela revelação do propósito existencial: Quem somos? De onde viemos? Para onde iremos?

O primeiro e mais importante diálogo deve ocorrer (mediante a fé), entre criatura e Criador, entre nosso espírito e o Espírito de Deus. Desde a Eternidade, Nosso Pai Celestial deseja relacionar-se conosco, como filhos amados. Somente buscando conhecer a Deus (através de Sua Palavra, meio de diálogo que nos proveu), conseguiremos alcançar a revelação do “amar a Deus, sobre todas as coisas.”

O segundo diálogo é aquele entre nossa alma e nosso espírito, onde os desejos e emoções daquela, debatem-se com valores e conceitos deste, devendo alcançar a conclusão e aceitação do “amar-se a si.”, na infindável dicotomia da emoção X razão...

Somente após as primeiras etapas, a humanidade estará pronta para dialogar com a criação (natureza/meio ambiente), e com o próximo. Enquanto cada indivíduo buscar apenas seus interesses egoístas, não dialogando com Deus, e fugindo de julgar-se a si mesmo, infrutífera será toda tentativa de diálogo, simplesmente desconstruindo-se a paz. Impossível será “Amar ao próximo”.

“ – Qual é o mais importante de todos os Mandamentos? Jesus respondeu: - É este: Ame ao Senhor, seu Deus, como todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.” E o segundo mais importante é este: Ame aos outros como você ama a você mesmo.” (Evangelho de Marcos, Capítulo 12, Versículos de 28 a 31)

Conhecer a Deus e buscar obedecer a Sua Palavra, é o único caminho que leva ao diálogo e a construção da paz dos homens entre si, e com a criação. Sem Deus, resta apenas egoísmo, engano, trevas, roubo, morte e destruição.

Pretha, socióloga cristã.