Sociedade de Consumo

Sociedade de Consumo

Se alguém só pode comprar um par de meias por R$1,99 e ele dura 2 meses e outro pode comprar um par de meias melhor por R$10,oo e ele dura 10 meses, ambos estão inseridos na sociedade de consumo com a diferença que o par domais pobre dura 2 meses porque fura, mas mesmo assim pode prolongar seu uso por mais tempo porque não tem dinheiro nem crédito para comprar outro e vai usando até que se acabe e possa comprar outro, ou se não puder fica sem.

O outro que comprou o par por R$10,00, muitas vezes nem espera o 10 meses e compra outro novo porque "precisa" estar na moda e acaba deixando o anterior, que está ainda com pouco uso, no fundo de uma gaveta desperdiçado e sem ser encaminhado para quem não tem, quando o ideal seria que fosse doado à quem precisasse.

Quando o pobre consegue deixar de ser tão pobre e passa a ganhar mais ele compra o par de meias por R$10,00 e vai fazer a mesma ciosa para "ficar" na moda e o ciclo continua de tal maneira que os que extrapolam em consumo como também os que se apropriam do que não lhes pertencem seja de bens ou até da vida em nível individual, empresarial, governamental, gastando mais do que ganham ou tirando e tomando o que é dos outros, acabam quebrando a cadeia de produzir, comercializar, consumir em equilíbrio para manter o progresso e o bem estar de todos , que deve ser o objetivo maior.

Multiplique esse raciocínio por todos os bens e serviços e terá um retrato fiel da sociedade de consumo como é na realidade e como deveria ser para uma perfeita harmonia de bem estar e acesso à todos os avanços de ciência e da tecnologia.

Como ninguém consegue constranger ninguém à nada, não adiantam ponderações, esclarecimentos, conselhos de especialistas ,leis, para corrigir ou atenuar em grande escala todas estas distorções.

Somente o amor conduzindo o coração de cada um pode torna-lo equilibrado no consumo, sem desperdício e consciente dos deveres por não valorizar o supérfluo e por considerar e sentir que seu próprio bem estar só é verdadeiro e duradouro se for compartilhado e acompanhado do bem estar de todos sem jamais prejudicar ou lesar quem quer que seja em nível individual, empresarial ou governamental.

Mario Antonio Reis
Enviado por Mario Antonio Reis em 19/07/2015
Código do texto: T5316259
Classificação de conteúdo: seguro