* Momento Itajubense * Itajubá registra recorde de assaltos a postos de gasolina - frentistas deixam emprego ///Campanha contra raiva de Itajubá /// Itajubá presente na IX Conferência Nacional de Energia /// Prefeito Rodrigo Riêra rifa o município

A notícia do Momento

Boletim informativo do futuro jornal de Itajubá

- A Secretaria de Defesa Social do Governo de Minas Gerais - Seds - registrou nada menos que onze assaltos a postos de gasolina somente de Itajubá, de janeiro a junho deste ano. Trata-se do maior número de todo Sul de Minas junto com Varginha, que alcançou também onze.

As duas cidades já haviam registrado oito e nove assaltos a postos de combustíveis, respectivamente, no segundo semestre do ano passado.

Violência

O aumento nos roubos e a violência acabam desanimando quem trabalha no setor. Em Itajubá, um funcionário foi espancado e o posto deixou de atender 24 horas porque ele não quis voltar ao trabalho. Dois homens encapuzados entraram no escritório e agrediram o funcionário, até ele cair no chão. O gerente, que preferiu não ser identificado, diz que o frentista chegou a ficar desacordado por causa da agressão e essa não foi a primeira vez que o local é assaltado.

Outro posto da cidade já foi assaltado quatro vezes somente este ano . "Um dia, dois, três depois [do assalto] a polícia começa a passar [perto do posto], mas depois some. Eu já estou contando, já faz mais de 15 dias que eu não vejo um carro de polícia passar no posto", reclama o gerente do local, que também preferiu não ser identificado.

Postos de combustíveis geralmente têm uma movimentação de dinheiro, e muitos ficam em lugares movimentados, o que aumenta a vulnerabilidade. "A gente dá essa atenção, contudo a gente não consegue atender a todos os postos e a todo instante. Uma simples instalação de câmeras, uma placa 'você está sendo filmado', já pode inibir a atuação de infratores e também auxiliar na repressão", diz o tenente da Polícia Militar, Elvis José Ribeiro da Rocha.

O tenente diz ainda que chamou os donos dos postos de Itajubá para uma reunião sobre a segurança, mas só quatro dos 12 empresários compareceram. "Nos propusemos a passar orientações, convidamos todos, mas infelizmente a adesão foi pequena e essa questão da medida de autoproteção é importante", completa o tenente.

Rede de monitoramento

Postos protegidos

Uma alternativa para inibir a ação de criminosos tem ganhando força no Sul de Minas. A Rede de Postos Protegidos, sob a coordenação da Polícia Militar, usa um aplicativo de mensagens para agilizar a troca de informações com empresários e funcionários de postos. Alfenas, São Sebastião do Paraíso e Guaxupé já foram incluídas no projeto.

"Nós orientamos as pessoas para que elas fiquem atentas ao que está acontecendo ao seu redor para que então ela passe as informações à Polícia Militar. E hoje a comunicação através das redes sociais é muito mais rápida que nós temos, e isso facilita, porque uma pessoa que está sendo vítima ou identifica uma pessoa suspeita aqui nesse local, eu consigo comunicar com todos os outros locais. Então essa rede auxilia muito na identificação e no alerta quanto a suspeitos", explica o capitão da PM, Edilson Ramirez.

Com a Rede de Postos Protegidos, o número de ocorrências tem diminuído. Só em janeiro deste ano, em São Sebastião do Paraíso, foram registrados sete assaltos. Depois da criação da rede, houve em média menos de um caso por mês na cidade.

---------------------------------------------------------------------------

Imobiliária Gorgulho - onde você encontra o seu imóvel -

próxima ao Fórum de Itajubá

Oferta do dia - ampla casa para aluguel, com garagem para dois automóveis, no centro de Piranguinho, por R$ 1.000,00.

--------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------

Unifei participa de Conferência Nacional de Energia

A Universidade Federal de Itajubá - Unifei - está sendo presença marcante na IX Conferência Nacional de Centrais Hidrelétricas, que acontece de 11 a 12 de agosto (terça e quarta-feira) próximos, no campus da Universidade de São Paulo - USP - em São Paulo - Capital, abordando o tema "Mercado e Meio Ambiente".

Além de palestra a cargo do professor engenheiro, Geraldo Thiago Filho, um dos pioneiros no desenvolvimento das pequenas centrais hidrelétricas - pchs - no país, o engenheiro Alexandre Viana Braga apresentará trabalho prático com modelos destas usinas testados em fazendas do Ninho da Águia - Wenceslau Braz, e do município sul-mineiro de Boa Esperança. A pesquisa é supervisionada pelo professor doutor da Unifei, Angelo José Junqueira Rezek.

Cerpch e ISEE

Geraldo Thiago Filho falará pelo Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas - Cerpch - e Alexandre Viana Braga pelo Instituto de Sistemas Elétricos e Energia - ISEE, ambos laboratórios de pesquisa e ensino do campus da Unifei, de Itajubá.

A conferência contará ainda com palestras e apresentações de destacados engenheiros e físicos como o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, José Goldemberg, atualmente no Instituto de Energia e Ambiente da USP.

///////////////////////////////////////////////////////////////////////

Vacinação de cachorros e gatos

- Começa 17 de agosto próximo, segunda-feira, a campanha de vacinação antirábica (contra a raiva) de cães e gatos de Itajubá, deste ano. Todos animais de rua e com dono devem ser vacinados.

A vacinação é gratuita e a cada semana as equipes trabalharão em determinados bairros da cidade.

Nos dias 17 e 18 de agosto, segunda e terça-feira, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde - Semsa - farão a vacinação no bairro Medicina. Haverá um ponto fixo na praça Olinto Vilela (rotatória da Medicina) e oito equipes percorrerão as casas.

Dias 19 e 20 de agosto, bairro Varginha,

21 de agosto Imbel.

----------------------------------------------------------------------------

XXI Festa de Nossa Senhora da Agonia

- A já tradicional Festa de Nossa Senhora da Agonia, de Itajubá, acontece este ano a partir desta quinta-feira, dia 14, prosseguindo nos dias 15 e 16 de agosto próximos, com quermesse e bingo após a missa.

Em sequência haverá procissão e missa de romeiros no domingo,

23 de agosto, às 9h30, seguida de bingo com os romeiros às 13 horas; Santo terço com a bênção do Santíssimo Sacramento às 15 horas, e Missa Solene de Encerramento às 19 horas, ou sete horas da tarde.

O Santuário Nossa Senhora da Agonia fica na Rua Projetada, s/n, bairro Nossa Senhora da Agonia, depois do bairro Pinheirinho ou BPS, atrás do campus da Unifei.

Telefone para informações: 3623-2512.

------------------------------------------------------------------------------

Vagas para cozinheiros nas unidades do Sine no Sul de MG

Há 10 oportunidades nos municípios da região

Confira outras chances de emprego abertas

em várias cidades da região

Para se candidatar, o interessado deve fazer seu cadastro em uma das cidades, apresentando CPF, RG e PIS. Confira:

Em Itajubá

Empregada doméstica

Pasteleiro

Tosador de animais domésticos

Sine Itajubá

Rua Cel. Francisco Braz, 42, Centro

Em Lavras

Costureira

Cozinheiro

Marceneiro

Padeiro confeiteiro - para Ijaci (MG)

Pizzailo - para Itumirim (MG)

Pizzaiolo

Reparador de eletrodomésticos

Vendedor externo

Vagas exclusivas para portadores de deficiência

Auxiliar de limpeza

Recepcionista

Servente de obras

Sine Lavras

Praça Monsenhor Domingos Pinheiro, 79, Centro

Em Passos

Açougueiro

Auxiliar de enfermagem

Auxiliar de mecânico

Caixa

Chapeiro

Copeira

Cozinheiro

Empregada doméstica

Farmacêutico

Nutricionista

Operador de guindaste

Professor de dança

Recepcionista de hotel

Ténico em agricultura

Técnico de panificação

Técnico em estética

Vendedor pracista

Vagas exclusivas para portadores de deficiência

Auxiliar administrativo

Oficial de serviços gerais

Sine Passos

Rua dos Engenheiros, 199, Bairro Belo Horizonte

Em Poços de Caldas

Ajudante de açougueiro

Atendente de bar

Auxiliar de cozinha

Auxiliar de linha de produção

Barman

Cabeleireiro

Confeiteiro

Costureira

Cozinheiro

Doceira

Empacotador

Empregado doméstico

Esteticista

Farmacêutico

Garçom

Manicure

Professor de inglês

Técnico de imobilização ortopédica

Técnico eletricista

Vendedor interno

Vendedor pracista

Sine Poços de Caldas

Rua Rio de Janeiro, 100, Centro

Em Pouso Alegre

Açougueiro

Camareira

Chapeiro

Chefe de cozinha

Coordenador de restaurante

Cuidador de idosos

Fonoaudiólogo

Governanta de hotelaria

Líder de recepção

Pizzaiolo

Recepcionista

Representante de vendas

Técnico de alimentos

Técnico de enfermagem

Vagas exclusivas para portadores de deficiência

Assistente administrativo

Auxiliar administrativo

Auxiliar de marketing

Promotor de vendas

Supervisor de vendas

Vendedor

Sine Pouso Alegre

Rua Comendador José Garcia, 420, Centro

Em São Sebastião do Paraíso

Cozinheira

Farmatcêutico

Mecânico de manutenção de motocicletas

Repositor de mercadorias

Tapeceiro de móveis

Vendedor pracista

Vidraceiro

Vagas exclusivas para portadores de deficiência

Auxiliar de linha de produção

Auxiliar de magarefe

Auxiliar de marceneiro

Sine São Sebastião do Paraíso

Rua Pimenta de Pádua, 1.237, Centro

Em Varginha

Auxiliar de linha de produção

Confeiteiro

Costureira

Mecânico de empilhadeira

Mecânico de manutenção de máquinas

Pintos de Automóveis

Preparador de autos

Promotor de vendas

Secretária

Vendedor pracista

Vagas exclusivas para portadores de deficiência

Auxiliar de escritório

Porteiro

Sine Varginha

Rua Joaquim Paraguai, 20, Bairro Vila Isabel

///////////////////////////////////////////////////////////////////

Prefeito rifa município

- O prefeito de Itajubá, Rodrigo Riêra (PMDB) vai leiloar - não se sabe ainda onde e não vai ser na praça central da cidade que destruiu - uma outra praça do bairro Varginha, e mais doze imóveis do patrimônio do município, no próximo dia 14 de agosto. A venda foi aprovada, como devido, pela Câmara Municipal de Itajubá e panfletos com a lista dos imóveis já vêm sendo distribuídos pela cidade chamando os compradores.

Riêra espera com isto arrumar R$ 7,6 milhões, segundo calcula, por conta da "crise econômica" como alega. Mas é de se duvidar se ele resolverá a "crise econômica" com esse dinheiro, já que o ministro Joaquim Levy não vem conseguindo o mesmo com muito mais.

Sine será desalojado

Entre os imóveis que serão postos à venda consta inclusive um prédio de três andares, no centro da cidade, onde funciona o Sistema Nacional de Emprego - Sine - e outras repartições públicas. Ao que parece, o prefeito partiu para a venda porque está sem recursos para terminar, por exemplo, a desastrosa reforma do centro da cidade que virou uma verdadeira zona.

Seja o que for, o prefeito está alienando patrimônio público que não será mais recuperado.

"Um banco vende um imóvel a uma empresa recebendo o pagamento à vista em dinheiro. Há destruição de meios de pagamento."

Mário Henrique Siomonsen - Macroeconomia

.......................................................................................

Zulcy Borges - editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 10/08/2015
Reeditado em 11/08/2015
Código do texto: T5341400
Classificação de conteúdo: seguro