"O PANELAÇO"

O PANELAÇO! foi quando, na Argentina, nos anos de 1990, viveu uma crise política e econômica sem precedentes, durante o Consenso de Washington assinado com a ALCA.

Que mudou totalmente o cenário do país, que tinha a economia mais próspera da América Latina. Já em 20 de dezembro de 2001, a crise culminou quando manifestações populares, mais conhecidas como “panelaço”, levaram à renúncia do então ministro da Economia, Domingo Cavallo.

Cavallo lançou o Plano de Conversibilidade para zerar a inflação - um peso passou a valer US$1. O país retomou o crescimento, porém se afundou em uma crescente dívida externa pública.

Posteriormente o Presidente Fernando de La Rua também renunciou ao cargo. Nas duas semanas seguintes após a renúncia, quatro presidentes chegaram ao comando, porém, da mesma forma não permaneceram no cargo.

Nada menos que cinco presidentes renunciaram, no intervalo de apenas duas semanas. O povo argentino faminto, não tinha um grão de comida em casa. E, em clamor geral, centenas de milhares de argentinos foram às ruas do país protestar, contra a política do Arrocho Fiscal, contra o Neoliberalismo. Aquele sim foi o "Panelaço."

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 14/09/2015
Código do texto: T5382082
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.