A IMPORTÂNCIA DO REGIONALISMO NAS ESCOLAS

As razões do Tema proposto “A importância do Regionalismo nas escolas” são pautadas no interesse em mostrar como os alunos podem didaticamente conhecer os aspectos regionais de qualquer lugar diferente de onde ele tem sua existência social, escolar e nesse contexto passar a realizar comparações que lhe orientem com vistas a entender e respeitar a partir da escola de forma cidadã costumes regionais os quais não sendo por eles familiarizados podem vir ainda assim serem vistos com naturalidade.

Sabemos que a dimensão do Brasil é continental e a língua portuguesa, a adotada como língua oficial. Percebe-se, contudo, que em cada uma das cinco regiões brasileiras apresentam costumes diferentes e aqui direcionamos para o hábito da fala que rapidamente é percebido nas escolas que podem também ser notados no modo de vestir e outros detalhes que caracterizam o regionalismo do novo aluno e que este tende a preservar por saber que veio de outra região onde se age e vive-se assim e o convívio poderá ser moldado em alguns casos com a familiarização entre os colegas.

Visamos neste projeto o fato que em cada aluno chegado na escola de regiões diferentes, com hábitos herdados, existe neles a intenção de preservá-los. Trabalha-se, portanto para apoiar isso, cujo diferencial é articular com especial ênfase preservando um ambiente que eles sintam que são aceitos e bem vindos no novo ambiente a partir de ações que apresentem como natural traço do seu regionalismo e ao pautar aulas sobre o tema citar com conhecimentos e exposições as riquezas costumes e tradições de cada região onde certamente será no contexto geral citada a região daquele aluno.

Por outro lado, pretende-se mostrar aos alunos o porquê das diferenças regionais e das variações lingüísticas em um modelo de língua oficial único. Como cada região passou a usar a fala de um modo próprio e outra de outro, explicar ainda as influências indígenas, estrangeiras, cientificá-los, conscientizando-os de que tudo é próprio de com grandes dimensões territoriais como os Estados Unidos, Rússia, China, onde de um extremo a outro há variações linguísticas que vão desde a adoção de mais de uma língua até dialetos de longas datas que perpetuam na região independente das formas de governo que sofrem alteração frequentes e acontece também em outras partes do mundo.

E importante mostrar aos alunos como trás grande importância os gêneros literários diversificados onde autores brasileiros fixados em diferentes pontos do pais introduzem em suas obras hábitos regionalistas. Suas descrições em sua grande maioria retratam a forma de falar, agir e se expressar do povo da região citada nas páginas desse autores, Iniciando por João Guimarães Rosa, mineiro de Cordisburgo cuja leitura é permeada entre sua narrativa previsível e a fala de personagens que retratam de forma fiel à costumeiramente pelo povo do Norte de Minas e certas partes da Bahia citamos o trecho abaixo do livro Sagarana:

“E o Major aponta a taca na direção dos currais cheios.

- Boiada e tanto! Nem bem dois meses no meloso, vinte dias no Jaraguá e está ai a primeira leva berrando de graúda [...] p40

(Rosa João Guimarães, Sagarana, Editora Nova Fronteira.

No trecho acima poucos são do entendimento de que meloso e Jaraguá sejam tipos de capim, e que a fala é adequada para aquela região de Minas,

Não é difícil perceber que a riqueza literária do Brasil poderá peoporcionar em salas de aulas importante contribuição para o regionalismo, pois temos autores em todas as regiões e cada um deixa sua marca nas obras de onde vem,mostrando assim sua origem , seja; Érico Veríssimo no Rio Grande do Sul, Cora coralina em Goiás, João Ubaldo Ribeiro e Jorge Amado na Bahia, João Guimarães Rosa e Mário Palmério no Estado de Minas Gerais, Graciliano Ramos Em Alagoas lembrando ainda de todo autor que publicou suas obras dentro de nossas fronteiras. Estamos falando de regionalismo nas escolas, e não nas obras mas nas isso será considerado uma busca valiosa como arquivo e são essas as razões que visam o enriquecimento do conhecimento do regionalismo no ensino didático. Contribuindo à ampliação das capacidades de ler o mundo de maneira crítica, sensível e criadora e ainda, proporcionando o exercício da cidadania e da participação social.

Pacomolina
Enviado por Pacomolina em 24/09/2015
Código do texto: T5393155
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.