UMA INESQUECÍVEL GOLEADA

Há 16 anos, Botafogo sofria na mão do Palmeiras um 6 a 0 histórico

5

Há exatos 16 anos, o Palmeiras aplicou a derrota mais elástica em Campeonatos Brasileiros no time do Botafogo: 6 a 0. Em um sábado a tarde, aonde eu assistia o jogo na TV da casa da minha vó. O Palmeiras, estava às vésperas da partida contra o Manchester United, pela decisão do Mundial Interclubes. O Palestra Itália, em São Paulo, foi o palco da goleada palmeirense.

Asprilla, o lendário atacante colombiano, fez dois gols nos primeiros 11 minutos. Cleber, zagueiro que retornava de lesão, ampliou ainda no primeiro tempo e o também defensor Agnaldo Liz(que depois se tornou treinador), na segunda metade, transformou a vitória em goleada. Os atacantes Pena e Evair deixaram a sua marcara no segundo tempo.

Naquele 6 de novembro de 1999, o Palmeiras não havia completado nem cinco meses desde a conquista da Taça Libertadores da América sobre o Deportivo Cali, da Colômbia, em duelo vencido nos pênaltis, em uma disputa eletrizante. O Palmeiras entrou em campo com equipe considerada mista, mas Marcos(goleiro), Arce(lateral-direito), Roque Júnior(zagueiro), Rogério(volante), Zinho(meio de campo) e Evair(atacante) jogaram tanto a final do continental quanto este jogo 6 a 0.

"No fim da partida, a torcida palmeirense, que durante a semana havia hostilizado alguns jogadores, (especialmente Paulo Nunes, o chamando de “gandaieiro”), aplaudiu a atuação do time e, em especial, o técnico Luiz Felipe Scolari", destacou a edição do dia seguinte do jornal Folha de S. Paulo, lembrando que o clube, passava por princípio de crise.

O confronto, ocorrido na penúltima rodada do nacional, valia muito ao Palmeiras. Até então, o time comandado por Felipão era o 11º do Brasileirão - oito se classificavam às quartas de final. Com a vitória, somada aos tropeços de Flamengo, Atlético-PR e Atlético-MG, chegou à oitava colocação.

Quatro dias depois, perdemos para a equipe do Internacional por 1 a 0, no Beira-Rio, e deixamos escapar a vaga no mata-mata(sistema eliminatório da época, desde 2003 substituido por pontos corridos). Se tivéssemos permanecido em oitavo, teríamos encarado o rival Corinthians na fase posterior.

O Botafogo, passou a depender, de um triunfo sobre o Guarani na rodada decisiva para se manter na elite do futebol brasileiro. Bateu o Bugre por 1 a 0 e terminou em 14º.

Vinte e quatro dias mais tarde, no Japão, foi a vez de o Palmeiras amargar derrota sofrida – esta, porém, por 1 a 0. Com gol de Roy Keane, o Manchester United bateu o Palmeiras no Mundial. Ao meu ver, particularmente foi a derrota mais dolorida, da história linda e centenária da Sociedade Esportiva Palmeiras.

https://www.youtube.com/watch?v=ypJNPBn_2F8

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 06/11/2015
Reeditado em 10/12/2015
Código do texto: T5439924
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.