* Momento Itajubense *Mototaxista Anderson Mauro Peres é morto a tiros no bairro Novo Horizonte///Corpo de Welington é resgatado///Tigres da Serra é campeão/// Praça Theodomiro Santiago recupera busto x

A notícia do Momento

- Boletim informativo do futuro jornal de Itajubá -

- O motoxista Anderson Mauro Peres foi morto a tiros e seu passageiro gravemente baleado nesta quarta-feira, 18 de novembro, no bairro Novo Horizonte, de Itajubá. Um homem de 33 anos foi morto e um jovem de 18 anos baleado na noite desta quarta-feira (18) em Itajubá (MG). Os disparos partiram de um homem sentado na calçada segundo testemunhas. Anderson morreu no local enquanto o passageiro foi socorrido e levado em estado grave para o Hospital Escola, que fica no bairro Morro Chic.

..............................................................................................

Wellington morre afogado no rio Sapucaí,

outro menor continua desaparecido

- O corpo do jovem Wellington Martins Celestino, de 16 anos, foi localizado esta semana após dois dias de buscas no rio Sapucaí, em Itajubá . Wellington e outro menor de idade desapareceram na sexta-feira (30) próximo ao bairro São João. Desde então, buscas eram feitas na área. Nesta segunda-feira (2), as buscas devem ser retomadas na tentativa de localizar a segunda vítima de afogamento.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////

Tigres da Serra é campeão na categoria Sub-15

- Os Tigres da Serra, de Maria da Fé, faturaram o Campeonato de Futebol de Campo de Itajubá de 2015. A equipe sagrou-se campeã no estádio do Yuracan, no último domingo, vencendo nos pênaltis o Maria da Fé.

Noventa equipes participaram do campeonato que reuniu equipes de Itajubá, Delfim Moreira, Maria da Fé , Paraisópolis, Pedralva e Conceição dos Ouros.

O Fênix foi o campeão do primeiro turno.

Agora só falta o Corinthians.

O busto voltou

A Prefeitura de Itajubá recolocou o busto de Theodomiro Santiago na praça do centro do município, com a reforma afinal quase concluída depois da destruição do coreto e do corte de mais de uma dezena de árvores centenárias.

Lá está de volta Theodomiro, agora banhado pela fonte luminosa que o prefeito Rodrigo Riêra (PMDB) também providenciou para o local que vem ganhando até encostos nos novos bancos.

Pelo menos ele, Theo, sobreviveu.

Homenagem justa : A escola e telecentro

Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais - Uaitec -

que funciona no bairro Avenida, ganhou o nome

maestro Amaury Ribeiro,

em homenagem ao conhecido músico itajubense

Crime das empresas Samarco, Vale do Rio Doce, BHP

prefeitura de Mariana, Governo de Minas Gerais

e do Governo Federal compromete rio Doce

que já estava a morte e ainda abastece Belo Horizonte

- O rompimento de uma barragem e o transbordamento e ameaça de outro rompimento em outra barragem de rejeitos de minério da mineradora Samarco, em Mariana, colocou o rio Doce e todo ecossistema próximo em estado de alerta.

Com o rio condenado, especialistas destacam os prejuízos do desastre e torcem para que as chuvas diminuam o sofrimento na região.

Além de afetar o distrito de Bento Rodrigues, a enxurrada de lama também está comprometendo o abastecimento de água em Governador Valadares (MG) e já chega ao estado ddo Espírito Santo, afetando as cidades de Baixo Gandu, Colatina e Linhares.

Arsênio e materiais pesados tóxicos

Os resíduos de materiais pesados, como manganês, alumínio e arsênio, tornam a água não só imprópria para o consumo, como contaminam toda a vegetação, o solo e as espécies que se alimentam do que é produzido na área.

Coordenador do Laboratório de Gestão Ambiental de Reservatórios do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Ricardo Coelho conta que a região também é de pecuária leiteira e que o gado bebe a água dos rios.

“Temos um quadro grave, mas creio que passageiro. A qualidade da água vai depender da chuva. Como estamos no período chuvoso, acredito que em alguns dias, a situação vá melhorar e os índices de contaminação voltarão a valores aceitáveis, permitindo o tratamento dessa água pelas municipalidades envolvidas.”

Coelho ressalta que será preciso um estudo que levará cerca de três a quatro anos para mensurar a exata contaminação da água.

“É comum que tenha materiais pesados, óleos graxos, com forte efeito na vegetação. Também será preciso reconstruir toda a mata ciliar que foi perdida”, acrescentou

De acordo com o especialista em Gestão Ambiental Márcio Santos, ainda é cedo para avaliar os impactos ambientais do desastre.

“A lama corre a vegetação, o solo e se solidifica. Essa capa vai esterilizar toda área por onde a lama se depositou. Os órgão ambientais só agora que estão preocupados em estudar as características dessa lama para saber o nível de toxicidade dos elementos. Toda a cadeia biológica está contaminada.”

Para Santos, o problema é que os seres vivos sempre procuram se adaptar ao ambiente onde estão e vão extrair daquele mineral algum nutriente. "Se tem está contaminado, passa para a planta, fungo, bactéria e vão seguindo toda cadeia biológica. Pode fazer mal para uma pessoa e não fazer para a outra.”

Catástrofe

A professora Beatriz Missagia, que pesquisou a conservação da biodiversidade pela Mata Atlântica do médio rio Doce, disse que o rompimento das barragens causou uma catástrofe.

"Restaurar será impossível", advertiu estimando em 20 anos apenas a reversão.

Tragédia

O rompimento das barragens deixou pelo menos nove mortos, 19 desaparecidos e mais de 600 desabrigados. A enxurrada de lama destruiu o distrito de Bento Rodrigues. Em Governador Valadares, foi decretado estado de calamidade devido à falta completa de água potável.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Prefeitura regulamenta uso de 'Tuk Tuks' em Poços de Caldas

Decreto autoriza o triciclo motorizado a realizar o transporte turístico

De origem indiana, veículo ameaça charretes da cidade

- O prefeito de Poços de Caldas , Eloísio do Carmo Lourenço (PT), aprovou o transporte de turistas na cidade pelos veículos conhecidos por 'Tuk Tuk'. Mas os horários de funcionamento não foram ainda divulgados.

Alternativa de turismo

- O Tuk Tuk é um triciclo de cabine fechada muito popular na Índia, com bancos alcochoados e que cabem até três passageiros.

Um 'Tuk Tuk" já estava rodando na cidade em caráter experimental, mas era preciso a regulamentação para funcionar comercialmente.

Segundo o empresário Mauro Canhão, que comprou os veículos para testar na cidade, "a ideia é fazer um passeio de cunho cultural, onde existe um sistema de som no carrinho que conta a história da cidade, dos principais pontos turísticos. As locuções foram gravadas em português, inglês e espanhol, então nós conseguimos atender um turista estrangeiro também, então a ideia desse tipo de transporte é agregar mais uma atividade, mais uma atração turística para a cidade", disse.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

- IMOBILIÁRIA GORGULHO -

Lá você encontra o seu imóvel -

próxima ao Fórum de Itajubá - Centro.

---------------------------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------

#######################################

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 16/11/2015
Reeditado em 02/12/2015
Código do texto: T5450380
Classificação de conteúdo: seguro