Liturgia

Uma coisa que tem me incomodado bastante, é a falta de critérios com que muitos líderes evangélicos elaboram a liturgia de um culto em suas igrejas, comprometendo com isso a qualidade dos cultos e por conseguinte a adoração a Deus. Eu posso falar com bastante propriedade sobre esse assunto, já que frequento igrejas evangélicas há mais de 35 anos. Na liturgia do culto deve conter basicamente: oração, louvor e pregação. Mas, alguns líderes tem conduzido esses 3 elementos de uma forma tão confusa e enfadonha, que chega a me causar espanto. Muitas vezes, ao invés de sairmos do culto abençoados, com o coração leve, fortalecidos, convictos de que Deus recebeu a nossa adoração, saimos meio atordoados, sem saber direito o que aconteceu ali.

Pra vocês terem uma ideia, dia desses, num culto de “Santa Ceia” em que estive presente, que teve início as 19H10, o dirigente do culto pediu que os integrantes do “ministério de oração/intercessão” se levantassem para que o Pastor local pudesse orar por eles. Em seguida leu um texto em Apocalipse 4:8-11, e fez uma oração, depois chamou o “ministério de louvor” para cantar algumas canções, e na sequência leu Zacarias 1:3-4, e fez um breve discurso e novamente chamou o “ministério de louvor” para cantar e então fez a leitura em Gênesis 1:1 e chamou o “ministério de dança” para se apresentar, em seguida falou sobre alguns projetos que a igreja estava envolvida, depois chamou algumas pessoas para darem testemunhos, leu um relatório financeiro e convidou as pessoas a contribuirem, fez uma oração e então passou para o pregador que fez a leitura em João 8:1-11, e discursou, em seguida a Santa Ceia foi celebrada, a agenda semanal da igreja foi lida, alguns visitantes apresentados, foi feita a oração final e ainda a apresentação de alguns aniversariantes... ufah! tudo isso num culto só, que acabou às 21H30. Se eu tivesse que dar um tema para o culto em questão, já que pouco se falou da “Santa Ceia”, eu teria uma enorme dificuldade, visto que os textos que foram lidos, as músicas que foram cantadas e os discursos que foram feitos, não tinham nenhuma ligação entre si. Sem falar na falta de qualidade que tem os grupos, que se auto-intitulam “ministérios”. O integrante do “ministério de louvor” não quer estudar música e nem ensaiar, então canta e toca mal. O integrante do “ministério da palavra” não quer estudar a Bíblia Sagrada, nem sequer dominar o idioma do país, então fala errado, além de dar ensinamentos que podem até comprometer a carreira cristã de pessoas leigas. E ainda, o integrante do “ministério de oração/intercessão” que desconhece completamente o poder da oração. Bom, e eu nem estou falando aqui da necessidade de líderes evangélicos e crentes em geral, terem comunhão com Deus, de viverem uma vida de oração e integridade, de entrega e serviço a Deus, porque isso seria chover no molhado... espero!!!

Daí eu me lembro da palavra que diz “não havendo sábia direção, o povo cai” (Provérbios 11:14) e é o que tenho visto em muitas igrejas evangélicas, resultado de uma liderança despreparada, desnorteada e sem a mínima noção de como conduzir e capacitar o povo à oferta, obediência, reverência, temor e verdadeira adoração a Deus.

Marina Vertuani em 16/11/2015

Marina Vertuani
Enviado por Marina Vertuani em 16/11/2015
Código do texto: T5450689
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.