*Momento Itajubense *Prefeitura leiloa //Vigilância sanitária fecha hospital de Estiva- Pane na Saúde do Sul de Minas ///Governo de Minas manda R$300 mil para limpeza do ribeirão Piranguçu, de Itajubá///Câmara recolhe donativos para as vítimas de Mariana

A notícia do Momento

Boletim informativo do futuro jornal de Itajubá

- A Prefeitura de Itajubá leiloará vários veículos, incluindo um ônibus escolar, na próxiuma terça-feira, 24 de novembro, por preços a partir de R$ 1.500,00 (sério).

Trata-se do segundo leilão dos veículos, depois de um primeiro dia 11 de novembro. Serão leiloados automóveis, caminhonetes e caminhões no pátio da Secretaria Municipal de Obras, praça Adolfo Olinto - Centro.

Os interessados deverão efetuar o pagamento de 100% do bem arrematado no ato da compra, podendo optar pelo pagamento de 20% no dia do leilão e pagar o restante - 80 % - 48 horas após a compra. Caso o comprador não efetue o pagamento nesse prazo, perderá o valor de entrada e os direitos sobre o bem. Caberá ainda ao arrematante o pagamento ao leiloeiro oficial de 5% do valor total dos bens arrematados.

Poderão participar do processo pessoas físicas e jurídicas que estiverem com a documentação de acordo com os órgãos federais, estaduais e municipais. Servidores públicos não podem participar do processo conforme determina a lei. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (35) 3692-1755 (Wagner).

.......................................................................................

Vigilância sanitária teve que fechar hospital

As pessoas que procuraram nesta quinta-feira, 19 de novembro, o único hospital do município de Estiva, deram com as portas fechadas e nem encontraram pacientes internados. A Santa Casa de Estiva está simplesmente fechada por determinação da Vigilância Sanitária de Minas Gerais, por falta de médicos e equipamentos.

Os pacientes internados foram transferidos sem aviso para municípios vizinhos como Pouso Alegre devido a falta absoluta dos recursos de um repasse devido pela prefeitura local de R$ 1 milhão e 44 mil. Familiares e enfermos ficaram simplesmente na rua, sem nenhuma explicação, só dada ao jornalismo da EPTV pelo secretário municipal de Saúde de Estiva. Ele acusou a não liberação de emendas de deputados estaduais e federais como responsável pelo calote da prefeitura. O hospital deve nada menos do que R$ 225 mil.

Crise geral

O caso de Estiva identifica uma crise geral na Saúde Pública do Sul de Minas, cujas reclamações e falta de atendimento vêm se multiplicando como as de recusa de exames de ultrassom de gestantes e de raio x gratuitos em Itajubá e Lavras, entre outros delitos mais graves sem nenhuma explicação, sendo que no caso do absurdo do único hospital fechado de Estiva a explicação de falta de repasse federal e estadual nada justifica.

...............................................................................................

Governador Fernando Pimental autorizou

repasse de R$ 300 mil para Itajubá

- A Secretária de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais repassou os R$ 300 mil para o desassoreamento do ribeirão Piranguçu, como parte de um convênio de R$ 1 milhão, para impedir alagamento e enchentes no distrito industrial do município e nas residências locais.

De acordo com o secretário de Governo, Odair Cunha, o recurso será importantíssimo para o município, pois garantirá uma melhor qualidade de vida à população, além de trazer mais segurança.

“Tratam-se de investimentos importantes e que beneficiarão diretamente várias pessoas. A liberação da verba é mais um o esforço do governador Fernando Pimentel em apoiar o município na execução de suas obras de infraestrutura e que, consequentemente, melhorarão a segurança da população local”, explicou o secretário estadual Odair Cunha.

.............................................................................................

A Câmara Municipal de Itajubá está realizando campanha de coleta de água, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza para as vítimas do rompimento da barragem da Samarco em Mariana e região.

Os donativos podem ser feitos na Nobel Livraria, loja da Vida Leve, Colégio das Irmãs, Colégio XIX de Março e Unifei.

Como a imprensa está acompanhando

as tragédias de Paris e de Minas

Do portal Comunique-se

- Quinta-feira, 5 de novembro: duas barragens de rejeitos da Samarco, empresa cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, se romperam e inundaram de lama o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais. Sexta-feira, 13 de novembro: ataques terroristas em Paris, na França, deixaram mais de 120 mortos e centenas de feridos. As duas notícias pautaram a imprensa brasileira, mas em proporções bem diferentes. É isso que mostra o levantamento feito pela reportagem do Portal Comunique-se ao olhar para as mídias TV, jornal e revista. Diante da importância factual de ambas, a reportagem levou o tema a acadêmicos, que avaliaram o comportamento dos veículos de comunicação. Mas antes de abrir o debate, vamos aos dados.

Globo, SBT, Record e Band

A análise feita pelo Portal Comunique-se leva em consideração o comportamento da imprensa no início de cada fato. Ou seja, mostra como foi a cobertura do desastre em Minas Gerais nos dias 5, 6, 7 e 8 de novembro, e as notícias dos ataques em Paris nos dias 13, 14 e 15 do mesmo mês. A começar pelas emissoras de TV, a Globo dedicou, aproximadamente, uma hora e 12 minutos de sua programação, ao longo dos quatro dias analisados, para abordar a pauta nacional. Os programas que entram no estudo são os jornalísticos 'Hora Um', 'Bom Dia Brasil', 'Jornal Hoje', 'Jornal Nacional', 'Jornal da Globo' e 'Fantástico'. No total, 17 reportagens foram apresentadas. Fabiana Almeida, Ricardo Soares, Viviane Possato, Cristiane Leite, Fernando Moreira, Aline Aguiar e Ismar Madeira foram alguns dos jornalistas envolvidos nessas coberturas. O Portal Comunique-se observou que a emissora não criou especiais sobre o tema. Quando o assunto é o ataque em Paris, o canal reservou, aproximadamente, três horas e 54 minutos de sua grade para abordar o tema nos dias 13, 14 e 15. As reportagens foram veiculadas nas mesmas atrações mencionadas, sendo que 'Hora Um' ganhou edição extra no sábado, 14, especialmente para falar do tema. Além disso, 'JN' e 'Fantástico' também tiveram edições dedicadas à pauta. Os correspondentes foram movimentados e nomes como Carolina Cimenti, Cecília Malan, Márcio Gomes, Ilze Scamparini, Pedro Vedova, Roberto Kovalick, Fábio Turci, Alan Severiano, Sandra Coutinho, Tonico Ferreira, Jorge Pontual e Marcos Uchôa reportaram os acontecimentos - diretamente da capital francesa e de outras cidades. No total, 68 reportagens foram apresentadas.

O mesmo acontece com outras duas emissoras. SBT, por exemplo, transmitiu, aproximadamente, 16 minutos de reportagem sobre o desastre em Minas Gerais nos programas 'Jornal do SBT' e 'SBT Brasil'. Fernanda de Andrade e Sid Marcus estão na lista dos repórteres que cuidaram da pauta. No total, oito reportagens foram veiculadas. A notícia sobre os ataques terroristas ganhou espaço de 45 minutos nas mesmas atrações com informações de Elcio Ramalho, Karina Pachiega, Daniel Adjuto, Yula Rocha e Sérgio Utsch. O canal, assim como fez a Globo, entrevistou o especialista Heni Ozir Cukier para falar sobre a violência. No total, 18 matérias foram apresentadas sobre o atentado.

A Record veiculou 40 minutos de conteúdo sobre a pauta nacional nos noticiários 'Balanço Geral Manhã', 'Fala Brasil' e 'Jornal da Record'. Para cuidar da apuração, estavam envolvidos os jornalistas Virgínia Nalon, Sálua Zorkot, Helen Oliveira e Luiz Carlos Azenha. Quinze reportagens foram ao ar. O tema internacional ganhou no canal, aproximadamente, uma hora e sete minutos com matérias de André Tal e Jonathas Mello, jornalista que colaborou com as informações. Ele mora em Paris e falou de maneira especial para a emissora. Foram veiculadas 25 reportagens.

A Band foi a única que apresentou dados distintos. Em seus programas 'Café com Jornal', 'Brasil Urgente', 'Jornal da Band' e 'Jornal da Noite', a emissora usou uma hora e 44 minutos da grade para falar sobre o caso em Minas Gerais com 26 matérias. Para os ataques em Paris, uma hora e dois minutos foi reservada para o tema. No total, o canal colocou no ar 23 reportagens, sendo que o correspondente Milton Blay estava envolvido na cobertura.

CartaCapital, Época, Veja e IstoÉ

Quando os fatos aconteceram, as revistas semanais já tinham definido suas capas. CartaCapital, Época, Veja e IstoÉ tiveram a oportunidade de tratar do desastre em Minas Gerais na capa desta semana, já que o evento foi no dia 5 de novembro. Em todas as publicações, exceto em Veja, o caso ganhou chamadas na capa, mas não como destaque principal. A Época chegou a criar especial sobre o assunto, mas os ataques em Paris fizeram com que o material ficasse em segundo plano. Veja, abaixo, como cada título trabalhou ao longo das duas semanas:

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Zulcy Borges e editor e jornalista diplomado
Enviado por Saskia Bitencourt em 20/11/2015
Reeditado em 23/11/2015
Código do texto: T5454942
Classificação de conteúdo: seguro