Fomos derrotados ou nos derrotamos?

É... Fim da greve de quase dois meses de luta, coragem, e esperança de que o Estado da Bahia saísse da posição negativa de analfabetismo no Brasil.

O final deste filme eu já tive o desprazer de assistir, e mais uma vez, nós educadores da Bahia, servimos como massa de manobra na mãos da corrupção política. Agora que eles já sabem que somos fracos, e a chance que tínhamos esgotaram-se, tendo em vista que ainda há quatro anos sob esta ditadura...Não sei o que virá daqui para frente e nem vou me vangloriar de "Greve Histórica", que história teremos para contar aos nossos alunos em sala agora? Minhas palavras não são de revolta, nem apenas de desabafo é a nossa dura e triste realidade! Qual o ânimo que se tem para realizar nossos trabalhos em classe, qual esperança podemos inserir nas mentes destas pobres criaturas que estão em nossas mãos? Cada minuto, cada segundo penso nisto... Em nenhum momento vem o pensamento de desistir, porém o de prosseguir agora é bastante doloroso e desgastante, já que temos a convicção de que nossas vozes mais uma vez foram calada e escanteadas, e voltar ao campo sem bola, sem torcida... Sei que um futuro confronto ainda será mais difícil e dolente, já que evidenciamos nossas fraquezas, a hora era esta...

A educação da Bahia pede socorro! Que minha redação mensagem, possa ecoar em qualquer canto que seja e venha profundamente tocar no íntimo de quem quer que a leia, e se na leitura ela despertar um espírito de união, estarei um pouco satisfeita, pois o que falta em nosso país é união de pensamentos e de ações, de desejo de benfeitorias a todos sem exceção, enquanto houver sentimentos contrários a esta união, não chegaremos a nenhum lugar não...