Querem que digamos coisas

P/ Editar

Mas o que dizemos? O que queremos? - Sei! O mundo e suas formas, seis eixos, nem são eixos, nós é que requeremos o ser, então sentimos, pensamos e dizemos; -São tais, são coisas. Mas o que dizemos?

Efetivamennte, dizemos! E não somente isso, dizemos e queremos.

Muito bem, sobre isso temo que não haja dúvida. Dizemos e queremos, mas o que queremos? Este é o motivo desta reflexão, pois, dizendo, uns avançam, outros retrucam, e na maioria das vezes, aqueles tornam o dizer prático, estes tentam alcançar outros planos, diria, que concorrem em paralelo no universo do pensamento.

Dirá um estudioso em assuntos do dizer, ora, há o dizer sobre a própria coisa, daquela que nos aparece, e, por outro lado, haverá o dizer que não depende da própria coisa. Chamam-no de vários modos e por consequência, extraem muitos juízos, haja vista aqueles que dizem coisas e esperam que atestemos conclusões, provindas da primeira acepção das premissas. Uma vez que assumo premissas da dialética - geralmente aceitas, pela maioria ou pelas opiniões mais ilustres -, como a opinião dos cientistas sobre por exemplo, assumo uma certa determinação do meu particular a partir desses dizeres, que, no fundo, em si parecem só ideias. Umas para uso prático, outras para fins análogos das teorias mais diversas.

Aliás, é de analogia que penso tratar as ideias, pois, que haja um branco na nuvem e que o branco da nuvem serve analogamente para definir a qualidade de outro ser, como por exemplo "homem-branco" isso podemos convir, entretanto, que o branco não seja a essência do homem, como parece objetar alguns, e se somos vítimas de uma essência de homem que na verdade nada diz sobre o particular, exceto condições biológicas, diria um filósofo contemporâneo que, não é de só biologia vivem os homens, e sim, de diferentes dizeres, desse modo, como podemos tratar todos os dizeres, e ainda mais, como ligá-los ao modo prático seguro, que nos guie e descanse nosso espírito na tarefa da produção de verdades? De outro modo, o que se predispõe e se evidencia na vontade do homem que se liga pela ideia?

Pingado
Enviado por Pingado em 25/01/2016
Reeditado em 25/01/2016
Código do texto: T5522683
Classificação de conteúdo: seguro