DESEMPREGO NO SÉCULO XXI

Um dos maiores problemas sociais enfrentados pela humanidade no século XXI é o desemprego, cerca de 7,0% dos brasileiros sofrem com esse problema. A partir da Segunda Revolução Industrial o mercado global ficou mais competitivo e exigente, ou seja, as pessoas que não buscam informação, estudo e qualificação profissional, acabam sendo excluídas do mercado de trabalho e como a economia do Brasil está estagnada tudo fica mais difícil.

Vários motivos causam desemprego como: desenvolvimento tecnológico que se consolidou na Revolução Técnico Científico e Informacional, desindustrialização e principalmente a terceirização que começou a se desenvolver no modelo industrial criado pelo americano Henry Ford (Fordismo), era uma produção em massa e repetitiva, ou seja, havia vagas para bastante trabalhadores. Já no modelo Toyotista criado no Japão é diferente, pois foi quando a terceirização se intensificou, gerando desemprego.

Estudos comprovam que o desemprego aumenta problemas relacionado à saúde física e mental do trabalhador, violência e o crime e a desorganização familiar e social. Esse caos criado pelo desemprego é pago pelo alto valor de impostos criados pelo governo e isso faz com que a economia brasileira fique estagnada.

Diante do problema exposto, é necessário que haja flexibilização do mercado de trabalho, que haja palestras para obter uma qualificação profissional, que os donos de empresas pagem em dia o salário e os trabalhos extras de seus trabalhadores e que o governo invista em uma educação de qualidade.

Bruna Brabo
Enviado por Bruna Brabo em 06/03/2016
Código do texto: T5565080
Classificação de conteúdo: seguro