Violência contra a mulher .

Violência a mulher é um dos temas polêmicos que ainda pode ser tabu para algumas vítimas que tem medo de denunciar.Porém violência contra mulher parece para muitos sinônimos de somente dois tipos de violência, as quais são física e psicológica. Apesar destas duas estarem dentre os conceitos de violência,elas abrangem outros vários conceitos e formas.

A lei Maria da Penha vem a classifica – las em classes, as quais são: violência sexual, física, moral, psicológica e patrimonial. Dentre estas citarei algumas que são consideradas em lei como agressão a mulher. Se um homem não aceita a crença de uma mulher e a restringi a tal liberdade, denomina-se violência psicológica. Quando o parceiro de forma obsessiva impede o contato da mulher com familiares e amigos, expõe sobre sua vida íntima ou deixa por vingança vazar fotos íntimas nas redes sociais, é considerada violência moral.

Outra forma de violência é a Gaslighting ou gas-lighting é uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade, ou seja, é quando o sujeito faz de tudo para que a mulher pense que está ficando louca. E outro tipo de violência é quando o homem quebra objetos da mulher denomina-se violência ao patrimônio da mulher por causar danos de propósito a objetos dela, ou objetos que ela goste. E até mesmo quando o parceiro obriga que sua parceira realize fetiches, ou atos sexuais que as cause desconforto ou repulsa é considerado violência sexual.

Em suma violência a mulher existe em várias formas, e muitas carregam em si o estigma de tais abusos, porém podem estar sendo submetidas a alguma situação opressora que chegam a achar que pode ser ciúmes ou algo não relevante, mas já as deixam desconfortáveis, porém, não ficam de início em alerta por desconhecerem os diferentes conceitos de violência que pode por mais simples que pareça desencadear estigmas outrora mais severos a elas, por exemplo, se o seu parceiro tenta controlar seu dinheiro ou o toma sem seu consentimento e esconde seus documentos pessoais, isto já é considerado um tipo de violência contra você. Contudo é preciso buscar na lei o que pode lhe amparar, pedir ajuda, e o melhor de tudo abster-se o quanto antes de relacionamentos estigmatizantes como estes, que ao invés de lhe proporcionar bem estar te deixa ferida tanto exteriormente como interiormente.

Fonte: Portal Brasil. Disponível em:

http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/12/violencia-contra-mulher-nao-e-so-fisica-conheca-10-outros-tipos-de-abuso acesso em 06 . março. 16

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gaslighting acesso em 6.março.16

Debora Nascimento
Enviado por Debora Nascimento em 06/03/2016
Reeditado em 03/10/2017
Código do texto: T5565391
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.