Favelização: um problema psicossocial.

O que é favelização? Favelização é um problema psicossocial? A favelização é o processo de surgimento e crescimento do número de favelas em uma dada cidade ou local. É um problema psicossocial, pois essas moradias constituem-se a partir das contradições econômicas, históricas e sociais, o que resulta nas desigualdades e exclusão social, um problema enfrentado diariamente pela maior parte da população brasileira que vive em péssimas condições.

É inconcebível que algumas pessoas no século XXI ainda julguem as outras dizendo que quem mora em favela não presta, é preguiçoso etc. Muitas vezes as pessoas que moram na favela não tem escolha, já que há desemprego, concentração de renda e a falta de planejamento urbano para atender a todos de forma eficaz. Por isso, esses cidadãos correm o risco de morar em zonas irregulares, como os morros.

Geralmente esses cidadãos que moram na favela sofrem preconceito, falta de oportunidades e sofrem com a falta de atenção que o governo não dá. Não há saneamento básico, vivem em áreas de risco, difícil acesso a educação e a saúde. É evidente que quem sofre mais são as crianças, ou seja, as próximas gerações que não tem educação e segurança de qualidade, podendo virar traficantes e aumentando o índice de violência.

Muitos projetos já foram criados para tentar contornar essa situação como o AfroReggae e o Titanzinho, mas é preciso que sejam tomadas medidas cabíveis pelo governo, principalmente nas metrópoles Rio de Janeiro e São Paulo onde a favelização é mais presente e são conhecidas no mundo todo.

Diante disso, é necessário que o governo federal, municipal e estadual se unam para facilitar o acesso das pessoas a empregos, saúde, segurança e educação principalmente para as futuras gerações, é necessário que sejam realizadas campanhas em jornais, revistas e rádios dizendo não ao preconceito e combatendo esse tipo de julgação, pois essas pessoas são cidadãs e merecem ser respeitadas.

Bruna Brabo
Enviado por Bruna Brabo em 16/06/2016
Código do texto: T5669500
Classificação de conteúdo: seguro