Medidas para prevenir acidentes

a) Em casa:

Algum dos acidentes que podem ocorrer em casa é se machucar ou se queimar, além de acidentes por ingestão de tóxicos e choque elétrico.

Para evitar se queimar, deixe as panelas com as abas para dentro, não deixe o fogão ligado, de preferencia comprando um timer ou temporizador manual com alarme de máximo 1 hora é suficiente para lembrar do leite no fogo, do café no bule, do feijão, do peixe assado ou do bolo de chocolate etc. Evite deixar crianças engatinhando próximo do fogão acesso. O botijão deve ficar longe do fogão. Além de ter um extintor em casa de preferencia e alarme de fumaça no teto. Utilize sempre luvas, avental e panos para pegar assadeiras e fritar ovo com óleo quente, deveria ter até protetor visual como óculos sem grau, e evitar o cabelo perto do fogo ou quando apagar as velinhas.

Evitar fósforos perto de criança e materiais inflamáveis visíveis ou no sol, colo uma lata de óleo no sol. Até mesmo os botijões devem ficar em lugar coberto e de preferencia fora da casa. Fechar o gás quando for viajar e desligar aparelhos. O ferro deve ficar longe de crianças e de preferencia com desligamento automático. Cuidado com porções automáticos e crianças em baixo dos carros ou animais. Chapinhas de cabelo também são ótimas para pegar fogo no sofá. Nunca jogar água em panelas extremamente quentes. A água pode se tornar inflamável nestes casos. Tenta sempre um kit de primeiros socorros, com faixa, gases, tesoura sem ponta, mertiolate, termotro, curativos band-aids, pomadas de quimadura, vickvapurup, e outros remédios de criança.

Para choques, colocar fio terra nos chuveiros e equipamentos 220V no mínimo (para evitar os maridos de Maria da Penha que querem dar choque de chuveiro sem chinelo). Colocar tomadas com proteção (mais fundas) evitar colocar tomadas próximas de ambientes úmidos. Não deixar equipamento que esquentam muito tempo ligados na tomada, nem mesmo ventiladores que podem travar. Disjuntores por ambientes e gerais.

Para evitar machucados, não deixe facas ou objetos cortantes como tesouras e aparelhos de barbear próximos de crianças, nem ferramentas como martelo, cerrote ou alicate e nem metais compridos como chave-de-fenda. Crianças são muito espertas mas pouco inteligentes, as vezes querem enfiar tudo na tomada. Evite deixar copos ou algo que quebre na beira das mesas ou sofás. Também não coloque no chão onde a criança pode chutar. Evite deixar a crianças dormir com os pais, na beirada da cama e muito menos de colo, pois muitas crianças morrem asfixiadas quando a mãe se vira na cama sem perceber, ainda mais se a mãe estiver acima do peso normal. Coloque sempre repelente e protetor contra mosquitos em todas as janelas e berços, além de grades e apoiadores nas janelas e escadas.

Para evitar intoxicações, coloque exaustores nos fogões, evite ficar próximo de fumaça ou pueira, ainda mais se for alérgico, nem mesmo compre lousa de giz para crianças. Prefira as lisas de canetinha. Não deixe produtos de limpeza no chão e nem nos banheiros.Esquente a mamadeira e o bico na primeira vez que for usar. Lave os brinquedos sujos periodicamente, do cachorro também. Crianças querem experimentar tudo! Deixe os remédios sempre em lugar alto, longe de cachorros também e do sol.

Lave as mãos da criança depois de brincar com o cachorro e no jardim. Não deixe ela comer terra e deixe ela sempre bem alimentada. Lave as roupas de cama periodicamente para evitar bactérias e higiene corporal. Evite usar a mesma meia duas vezes.

Evite também tomar álcool ou fumar em casa. A maioria dos acidentes domésticos são causados por homens ou mulheres embriagados ou drogados.

b) Na rua:

Quando sair evite os problemas climáticos e acidentes rotineiros. Use protetor solar, óculos escuros, boné contra o sol e guarda-chuva ou capa contra chuva. Leve um agasalho reserva ou dois. Várias camadas de roupa, evitam a penetração do vento. Use sapatos e roupas confortáveis e evite andar muitas horas para não pegar intoxicação. Leve alimentos salgados no caso de queda de pressão na rua, como azeitonas.

Ande sempre com uma garrafa de água, de preferencia térmica de plástico ou de alumínio. Evite passar em baixo de escada. Não ande vendo o celular. Evite sons altos enquanto tiver andando, isso atrapalha a atenção e vidro fume nos carros principalmente de noite. De seta, cuidado nos semáforos, use a música e dirija com moderação. Olhe para os lados ao atravessar a rua, sempre na faixa de pedestres e de mão dada quando for criança. Evita passar por baixo de escadas. Evite conversar com estranhos, se possível leve um spray de pimenta ou canivete junto e também um inseticida para insetos próximos de córregos e repelente. Calça jeans e botas quando andar no mato. Capacete e buzina quando andar de bicicleta, joelheiras quando andar de skate ou patins e verifique sempre o freio da bike, de preferencia freios V-break ou a disco. E para terminar nunca ande bêbado, drogado ou dopado de remédio em hipótese nenhuma!