Uma guerra invisível não declarada

A guerra é um fato social presente no mundo desde que os homens se multiplicaram na terra. O primeiro conflito, tomando como fonte a Bíblia, se deu com Caim e Abel, o agricultor e o pastor de ovelha que eram irmãos gêmeos. Depois dessa briga no seio da família os conflitos passaram a ser grupal ou inter familiar. Nesta época famílias inteiras guerreavam entre si e só paravam quando uma destruía completamente a outra matando todos os seus membros desde o menor ao maior. Logo os homens passaram a se agruparem em cidades fortificadas para proteger os seus, dando origem a uma guerra mais complexa e mais bem elaborada e duradoura, com isso há um inicio de hegemonia pois as fortaleza garantia um poder maior de proteção e abrigo. Houve cidades que se tornaram grandes polos de desenvolvimento, embora não protegessem seus moradores para sempre pois os saques e agora também a destruição das fortalezas continuavam, sendo as guerras muito mais duradouras. Surgiram um aglomerado de cidades fortificadas dando origem aos impérios ou melhor aos grandes impérios, dos quais destaca-se o egípcio, o persa, o grego e o romano sem contar os impérios religiosos. Esses obtinham o controle absoluto do mundo acumulando extra ordinariamente tudo que possuía algum tipo de valor inclusive almas humanas, além de matar os vencidos eram subjugados e condenados a trabalhos forçados e isso prevaleceu por milênios. A idade antiga foi o maior período dessa pratica: guerrear, despojar matar e escravizar a todos de linhagem diferente, e isso ocorreu também com a idade media e moderna sendo atenuada só na contemporânea. Com o fim da idade antiga e inicio da idade média marcada por influencia do cristianismo que pregava a paz entre os povos extinguiu-se os grandes impérios hegemônicos, mas as guerras continuaram. Os conflitos agora eram entre grupos de nações e a exemplo disso tem-se a primeira e a segunda guerra mundial de proporções catastróficas pelo grande poder de destruição e aniquilamento agora não só de pessoas mas do meio ambiente também, após a segunda guerra mundial o mundo ficou sensibilizado e isto ocorreu com a destruição durante a segunda guerra mundial da duas cidades japonesa: Hiroshima e Nagasaki. Com isso os conflitos passaram a ser pontuais e locais onde pode-se destacar: as guerras da Bósnia e da Servia, dos Árabes dos Palestinos Muçulmanos, de tribos do continente africano e as guerras entre católicos e protestante além das guerras sócias ou lutas entre as classes objeto de estudo e debate dos marxista ortodoxos. Nesse embate de caráter marxista condena-se o capitalismo e exalta-se o socialismo como sistema político salvador. Parece que o homem por si só gosta de matar e fazer guerra sendo isso evidente quando se percebe uma guerra não declarada invisível e silenciosa.

Essa guerra é expressa no ditado cada um por si e Deus por todos ou Deus para si e o diabo para todos, a origem dessa guerra é a inveja o ciúme e a cobiça atitudes humanas quase que imperceptível e jamais admitida, o ser humano simplesmente odeia o seu próximo e guerreia ardentemente contra ele e sem misericórdia, pode-se verificar essa situação nos relacionamentos no trabalho. Um funcionário fala mal do outro dificulta o trabalho do companheiro além de destruir todo o trabalho do colega. Geralmente essa atitude maligna é disfarçada com sorriso e falsa cordialidade identificado só por quem sofre, falada algumas vezes por escritores, poetas e cantores, um trecho da musica de Bob Marley diz: o homem é tão injusto com o homem não se sabe mais em quem confiar falam que são seu amigo mas por de traz fala mal de você e um proverbio diz não confie nele ainda que lhe fale benignamente. A maldade do homem contra seu próximo é desenfreada e o mais impressionante disso é que todos se dizem bom, como diz uma música de capoeira todo mundo quer ser bom mais ruim ninguém quer ser todo mundo quer matar mais ninguém quer morrer. Então essa guerra não declarada, invisível e silenciosa generalizada é a pior de todas pois como se defender e se prepara para algo quase que imperceptível e inimigos que se dizem bons amigos.